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Título: Estudo da língua japonesa por alunos brasileiros : estratégias de aprendizado
Autor(es): Yamamoto, Michel Hydeki
Orientador(es): Takano, Yuko
Assunto: Língua japonesa
Língua japonesa - estudo e ensino
Data de apresentação: 1-Jul-2019
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: YAMAMOTO, Michel Hydeki. Estudo da língua japonesa por alunos brasileiros: estratégias de aprendizado. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa de campo de cunho qualitativa, com o intuito de analisar as estratégias utilizadas pelos alunos estudantes de língua japonesa no Brasil, focando na autonomia de aprendizagem junto ao uso da abordagem comunicativa. Os objetivos incluem: analisar as dificuldades apresentadas pelos alunos dentro e fora da sala de aula, para auxiliar nesta pesquisa, foram observadas duas turmas do curso de extensão de língua japonesa do nível básico da Universidade de Brasília. Para auxiliar na realização deste trabalho, a fundamentação teórica baseia-se na autonomia (Moura Filho, 2009), nas estratégias de aprendizagem (Brown, 2006), e a abordagem comunicativa (Nunan, 1989) é referenciada para atender a pesquisa. A autonomia e as estratégias de aprendizagem são a base para esta pesquisa, a abordagem comunicativa é citada para exemplificar e explicar tais teorias no ambiente onde a pesquisa foi realizada, pois é a metodologia utilizada na sala de aula onde as foram feitas observações que serviram para complementar este trabalho. Ao fim do trabalho é feita uma análise dos dados obtidos por meio de 14 horas de observação e aplicação de um questionário ao fim da observação, juntando com a teoria apresentada, é feita uma relação entre eles.
Abstract: This paper is characterized as a qualitative field research, this paper has as the main focus the analysis of the strategies used by the Japanese language students living in Brazil, focusing on the learning autonomy and the communicative approach. The objectives include: to analyze the difficulties found by the students in the classroom and outside the classroom, to help this research, two different Japanese language extension classes of the University of Brasilia were observed, both being classes of basic level. This paper’s theoretical foundation includes the theory of learning autonomy (Moura Filho, 2009), which is the foundation of this paper, the learning strategies (Brown, 2006) and communicative approach (Nunan, 1989). The autonomy and the learning strategies are the basis of this research, the communicative approach is cited to exemplify and explain the theories in the classroom where the research was performed, because it is the method used in the classes that were used to complement this work. At the end of this paper an analysis of the data achieved by 14 hours of class observation and an application of a questionnaire is made, then linked with the theory presented, making a co-relation between them.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2019.
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Aparece na Coleção:Letras - Japonês



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