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Título: Gamificação aplicada ao ensino fundamental : uma revisão sistemática
Autor(es): Foerstnow, Carlos Henrique Bracarense
Miquett, Lorena Gonçalves
Orientador(es): Leite, Leticia Lopes
Assunto: Gamificação
Ensino fundamental - desempenho dos alunos
Ensino fundamental - jogos educativos
Data de apresentação: 28-Ago-2019
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: FOERSTNOW, Carlos Henrique Bracarense; MIQUETT, Lorena Gonçalves. Gamificação aplicada ao ensino fundamental: uma revisão sistemática. 2019. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) —Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A falta de motivação dos alunos do Ensino Fundamental é um problema que merece atenção, pois este é um período crucial na formação do indivíduo. Entretanto, a bibliografia tem apresentado que, cada vez mais, os estudantes deste nível de ensino estão perdendo o interesse ou tendo um desempenho muito aquém do esperado. É nesse cenário que o presente trabalho encontra-se inserido. Trata-se de um estudo que busca subsidiar o desenvolvimento de propostas que promovam um maior engajamento e motivação dos estudantes. O trabalho utiliza o método da Revisão Sistemática para identificar estudos que utilizam a gamificação em disciplinas do Ensino Fundamental e que produzem evidências empíricas, possibilitando um levantamento de potencialidades e dificuldades que podem surgir com a aplicação da gamificação. Com o levantamento dos estudos que abordam o tema, busca-se responder às seguintes questões: Quais são os elementos de jogos utilizados no modelo de gamificação no Ensino Fundamental? Como a gamificação está sendo utilizada em aula? Quais as potencialidades e as dificuldades encontradas com a utilização de gamificação na educação? Em quais disciplinas a gamificação está sendo utilizada? A gamificação corresponde ao uso de elementos de jogos com o intuito de engajar e motivar as pessoas. A partir da análise dos resultados foi possível observar que trata-se de uma proposta que pode favorecer a motivação e o engajamento dos alunos, apesar de ser ainda pouco aplicada ao Ensino Fundamental. Considera-se que este estudo contribui para uma melhor compreensão do conhecimento publicado sobre o tema de gamificação e pode auxiliar pesquisadores que pretendam desenvolver novos estudos acerca dessa temática.
Abstract: The lack of motivation of elementary school students is a problem that deserves attention, because this is a crucial period in the formation of the individual. However, the literature has shown that, more and more, students at this level of education are losing interest or performing poorly. It is in this scenario that the present work is inserted. It is a study that seeks to subsidize the development of proposals that promote greater engagement and motivation of students. The work uses the Systematic Review method to identify studies that use gamification in elementary school subjects and that produce empirical evidence, allowing a survey of the potentialities and difficulties that can arise with the application of gamification. With the survey of the studies that approach the theme, we try to answer the following questions: What are the elements of games used in the gamification model in Elementary School? How is gamification being used in class? What are the potentialities and difficulties encountered with the use of gamification in education? In what disciplines is gamification being used? Gamification refers to the use of game elements in order to engage and motivate people. From the analysis of the results it was possible to observe that this is a proposal that can favor the motivation and the engagement of the students, although it yet a still is not very applied to Elementary School. It is considered that this study contributes to a better understanding of the published knowledge on the topic of gamification and can help researchers who wish to develop new studies on this topic.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019.
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