Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24628
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MatheusRochaNascimento_tcc.pdf2,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de ampliação da ETE Paranoá visando adequar o sistema de tratamento às cargas orgânicas e volumétricas afluentes
Autor(es): Nascimento, Matheus Rocha
Orientador(es): Amorim, Ariuska Karla Barbosa
Coorientador(es): Brito, Antônio José de
Assunto: Saneamento básico
Água - estações de tratamento
Data de apresentação: 12-Jul-2019
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: NASCIMENTO, Matheus Rocha. Proposta de ampliação da ETE Paranoá visando adequar o sistema de tratamento às cargas orgânicas e volumétricas afluentes. 2019. vi, 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: É crescente a preocupação com a disponibilidade e a qualidade da água presente nos corpos hídricos em todo o mundo e não é diferente no Brasil. Em 2017 a cidade de Brasília vivenciou seu maior problema relacionado ao abastecimento de água, seu principal reservatório de abastecimento alcançou a marca de 5,3% da sua capacidade máxima, segundo aferições realizadas nos últimos meses do ano. Nesse mesmo ano, pela primeira vez a cidade vivenciou a política pública de racionamento de água, e a população sofreu as consequências da utilização inconsciente da água. A situação vivida serviu de alerta para o tema da preservação dos corpos hídricos além de despertar interesse na população, como um todo, para o assunto. Em 1997, na região administrativa do Paranoá, foi inaugurada a ETE Paranoá com população de projeto de 60.000 habitantes e atualmente atende mais de 80.000 pessoas. Estudos realizados na estação apontam que existem, diariamente, momentos de pico de vazão que não é suportada pela ETE. Nesses momentos, ocorre o fenômeno do by-pass, quando o afluente não passa por uma das etapas de tratamento, fato que e diminui a eficiência do tratamento global da ETE. O presente trabalho visa adequar a ETE Paranoá as cargas afluentes à estação. A primeira etapa analisou os dados de crescimento da rede de coleta de esgoto para conhecer a quantidade de pessoas atendidas na atualidade e no futuro. A segunda etapa consistiu na análise dos dados, fornecidos pela CAESB, de cargas tratadas pela ETE. A análise dados de crescimento populacional e de previsões de ampliação da rede de coleta de esgoto doméstico, presentes no PDAE-DF, aponta que a população atendida atualmente não sofrerá grande acréscimo nos próximos 20 anos. Assim, foi proposta a ampliação da ETE Paranoá visando solucionar os problemas de carga que estão sendo tratados atualmente. A análise de dados de vazões horarias, fornecidas pela CAESB, apontou que houve sobrecarga dos sistemas de tratamento durante os 56 dias analisados. Ao todo foram coletados 1399 valores de vazão, 563 desses valores ultrapassaram o valor de vazão máxima de 112 L/s da ETE Paranoá, totalizando 40,24% do total, apontando a necessidade da expansão. Finalmente foi dimensionado um reator UASB com vazão de 40 L/s e uma lagoa de alta taxa com área de 0,1 Km², visando adequar a estação às novas demandas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.