Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24627
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RaphaelOliveiraDeMello_tcc.pdf1,72 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do manejo florestal sustentável na Floresta Nacional de Jacundá
Autor(es): Mello, Raphael Oliveira de
Orientador(es): Biali, Leonardo Job
Assunto: Floresta Nacional de Jacundá (RO)
Florestas - conservação
Amazônia
Desmatamento
Data de apresentação: 6-Dez-2019
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: MELLO, Raphael Oliveira de. Análise do manejo florestal sustentável na Floresta Nacional de Jacundá. 2019. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A Floresta Nacional (FLONA) de Jacundá (Rondônia), está inserida no bioma Amazônico, a qual é considerada a maior floresta tropical do mundo e conhecida pela sua grande biodiversidade. A Amazônia oferece serviços ecossistêmicos que são de suma importância para a saúde humana e conservação do planeta, como: a regulação do ciclo hidrológico, o sequestro de carbono e a ciclagem de nutrientes de maneira geral. A região do entorno da FLONA faz uma pressão de desflorestamento com um número grande de alertas de desmatamento. Existe uma preocupação mundial com o bioma, principalmente com o crescente número de incêndios florestais no ano de 2019. Uma ferramenta de monitoramento e controle foi a implantação do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (SINAFLOR), que proporcionou transparência ao processo de pedido e análise de exploração de produtos florestais. O presente estudo inclui uma análise temporal (2018 a 2019) do índice de cobertura florestal da área de estudo. Técnicas de geoprocessamentos foram utilizadas para identificar essas áreas. Utilizando o índice de vegetação Aerosol Free Vegetation Index – AFRI, as áreas de exploração seletivas foram identificadas medidas e comparadas com as informações apresentadas no Plano de Manejo e nas Autorizações emitidas. Os resultados indicaram que as Unidades de Proteção Anula (UPA’s) estão em conformidade com as informações declaradas, com exceção da UPA XI, que apresentou uma área divergente de aproximadamente 86,71.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.