Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24624
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_NahariFariaTerena_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)17,53 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mortalidade indígena no Brasil : uma avaliação dos dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena
Autor(es): Terena, Naharia de Faria Marcos
Orientador(es): Vasconcelos, Ana Maria Nogales
Assunto: Índios - assistência à saúde
Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI)
Tábuas de Vida
Data de apresentação: 10-Jul-2018
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: TERENA, Naharia de Faria Marcos. Mortalidade indígena no Brasil: uma avaliação dos dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena. 2018. 60 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Em 2017, a Declaração dos Povos Indígenas da ONU completou dez anos. Neste ano de 2018, a Constituição Federal completa 30 anos. Ambas asseguram aos povos indígenas proteção e particular atenção aos seus costumes e tradições. Durante os últimos anos, são perceptíveis mudanças significativas na atenção à saúde indígena. como humanização e capacitação dos agentes. O presente estudo apresenta avaliações e considerações da mortalidade com foco nos dados disponibilizados pela Secretaria Especial de Saúde Indígena - SESAI - para os anos 2009 a 2015. O acesso a essas informações, disponibilização e construção de estimativas são frágeis. Em uma primeira análise, constatou-se que seria possível utilizar para a análise da mortalidade apenas os anos de 2013 a 2015. A dificuldade em se obter dados e a sua qualidade são fatores que corroboram a percepção de que a situação indígena é, em geral, de vulnerabilidade. A questão que se coloca é que, se não há dados consolidados, como propor e avaliar políticas públicas de alta escala que possam trazer alguma melhora efetiva à situação dos povos indígenas no Brasil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.