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Título: Nível de comprometimento afetivo e valores organizacionais : um estudo em uma instituição financeira
Outros títulos: Affective commitment level and organizational values : a study in a financial institution
Autor(es): Coelho, Daniel Souza
Orientador(es): Fiuza, Gisela Demo
Gonçalves, Rose Mary
Assunto: Comprometimento organizacional
Comportamento humano
Administração de pessoal
Bancos
Data de apresentação: 6-Jun-2011
Data de publicação: 13-Jan-2012
Referência: COELHO, Daniel Souza. Nível de comprometimento afetivo e valores organizacionais: um estudo em uma instituição financeira. 2011. 43 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O trabalho começa com um breve histórico sobre o início da escola das relações humanas que teve suas bases criadas após pesquisas observarem a influência de fatores psicológicos e sociais no produto final do trabalho. Aborda assuntos específicos sobre comprometimento organizacional afetivo (C.O.A.) e valores organizacionais (V.O.). O primeiro pode ser definido como um estado afetivo que um indivíduo apresenta para uma organização contribuindo positivamente para ela. O segundo pode ser entendido como os valores percebidos por trabalhadores como efetivamente existentes na organização. Para muitos pesquisadores esses valores permitem a identificação de um indivíduo com os objetivos da organização. Os construtos mencionados são frutos de várias pesquisas do século XX que ajudam a entender o comportamento humano em um contexto organizacional. Atualmente práticas ou negligências da administração moderna, pressionadas por questões mercadológicas, podem influenciar negativamente nos vínculos afetivos e na percepção dos V.O. tornando-se um risco às organizações. Assim, o presente estudo, que teve como intenção encontrar a relação entre o nível de C.O.A. e a percepção de V.O., aplicou instrumentos específicos aos trabalhadores de uma unidade de atendimento de uma instituição financeira localizada no D.F. para identificar os nível de comprometimento afetivo e a percepção de valores organizacionais. Após a identificação, a pesquisa exploratória e explicativa, usando técnicas de estatística, focada em encontrar a relação, correlacionou os dados obtidos e verificou que existe uma relação direta entre C.O.A. e a percepção de V.O. Os resultados servem como um alerta às organizações quanto a importância de garantir a saúde da relação proposta, bem como fornecer mais um dado para os estudos do comportamento humano em um ambiente organizacional para área de gestão de pessoas da administração científica. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The work begins with a brief history of the beginning of the school of human relations that was created after research bases to observe the influence of psychological and social factors in the final work. It addresses specific issues on affective organizational commitment (AOC) and organizational values (VO). The first can be defined as an affective state that an individual presents for an organization contributing positively to it. The second can be understood as the value perceived by employees as effectively in the organization. For many authors, these values allow the identification of an individual with the organization's goals. The constructs mentioned are the results of several studies of the twentieth century that help to understand human behavior in an organizational context. Currently practices or negligence of modern administration, pressured by marketing issues can negatively influence the emotional ties and the perception of VO becoming a risk to organizations. Thus, the present study, which was intended to find the relationship between the level of AOC and the perception of VO, specific tools applied to workers in a care unit of a financial institution located in Mexico City to identify the level of affective commitment and perceived organizational values. After identification, exploratory and explanatory research, using statistical techniques, focused on finding the relationship, correlate the data and found that there is a direct relationship between COA and the perception of V.O. The results serve as a warning to organizations about the importance of ensuring the health of the proposed relationship, as well as provide one more data for studies of human behavior in an organizational environment to the area of personnel management of scientific management.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
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