Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2461
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DenisCostaReis.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O que eles pensam sobre elas : liderança feminina e representações de gênero
Autor(es): Reis, Dênis Costa
Orientador(es): Depieri, Magdalena Anunciatto
Fiuza, Gisela Demo
Assunto: Mulheres na liderança
Discriminação de sexo no emprego
Gênero - desigualdade
Representações sociais
Data de apresentação: 9-Abr-2011
Data de publicação: 13-Jan-2012
Referência: REIS, Dênis Costa. O que eles pensam sobre elas: liderança feminina e representações de gênero. 2011. 63 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo entender qual o pensamento do homem em relação a liderança feminina. Dessa forma, mais especificamente, ele pretende verificar se as representações sobre gênero, construídas pela cultura, ou por diferentes segmentos sociais, influenciam na visão que os homens têm acerca da liderança feminina. Para tanto, após pesquisa bibliográfica, se utilizou como método a pesquisa quantitativa com a aplicação de questionário validado através de e-mail e presencialmente. A amostra foi constituída por homens maiores de 18 anos, os quais foram tabulados e logo em seguida extraídas as devidas porcentagens em relação ao grau de concordância ou discordância de sua escala. Percebe-se que de certa forma as representações de gênero permeiam o conceito que os homens tem a respeito da liderança feminina e que certas representações ainda remetem a opinião de que os homens seriam, em certo sentido, melhores gestores pelas suas características de gênero e que, portanto é natural que os mesmos ocupem com mais frequência as posições de liderança. Interessante notar que apesar de tal conclusão, os participantes também acreditam haver certa injustiça para com as mulheres executivas dentro das empresas e que suas reinvindicações são pertinentes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons