Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24598
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DeboraThaisUlhoaLucena_tcc.pdf1,42 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCera, Maysa Luchesi-
dc.contributor.authorLucena, Débora Thais Ulhoa-
dc.identifier.citationLUCENA, Débora Thais Ulhoa. Desempenho de escolares em consciência fonológica após uma intervenção musical. 2019. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: analisar o desempenho de escolares nas habilidades de discriminação de sons e consciência fonológica quanto aos componentes de rima, aliteração, síntese fonêmica e síntese silábica, antes e após uma intervenção musical de processamento fonológico. Método: as ações de intervenção musical de processamento fonológico aconteceram em escolas ou projetos sociais do Distrito Federal que disponibilizaram uma sala com carteiras e poucos estímulos para o desenvolvimento da dinâmica. Os grupos foram compostos por crianças do ensino fundamental, na faixa etária entre 6 e 10 anos. Foram realizadas avaliações e treinamentos coletivos por meio de uma bateria de atividades de discriminação de sons e de consciência fonológica. Os desempenhos obtidos nas avaliações realizadas antes e após a intervenção musical foram comparados. Resultados: as crianças apresentaram melhora de desempenho na maioria das atividades, apesar da síntese fonêmica ser a única habilidade que apresentou diferença estatisticamente significante entre os dois momentos de avaliação, antes e após a intervenção musical. Conclusão: observou-se melhora no desempenho de consciência fonológica após as atividades musicais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMúsicapt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordLinguagempt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleDesempenho de escolares em consciência fonológica após uma intervenção musicalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-23T13:04:41Z-
dc.date.available2020-07-23T13:04:41Z-
dc.date.submitted2019-07-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24598-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.