Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cera, Maysa Luchesi | - |
dc.contributor.author | Lucena, Débora Thais Ulhoa | - |
dc.identifier.citation | LUCENA, Débora Thais Ulhoa. Desempenho de escolares em consciência fonológica após uma intervenção musical. 2019. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo: analisar o desempenho de escolares nas habilidades de discriminação de sons e consciência fonológica quanto aos componentes de rima, aliteração, síntese fonêmica e síntese silábica, antes e após uma intervenção musical de processamento fonológico. Método: as ações de intervenção musical de processamento fonológico aconteceram em escolas ou projetos sociais do Distrito Federal que disponibilizaram uma sala com carteiras e poucos estímulos para o desenvolvimento da dinâmica. Os grupos foram compostos por crianças do ensino fundamental, na faixa etária entre 6 e 10 anos. Foram realizadas avaliações e treinamentos coletivos por meio de uma bateria de atividades de discriminação de sons e de consciência fonológica. Os desempenhos obtidos nas avaliações realizadas antes e após a intervenção musical foram comparados. Resultados: as crianças apresentaram melhora de desempenho na maioria das atividades, apesar da síntese fonêmica ser a única habilidade que apresentou diferença estatisticamente significante entre os dois momentos de avaliação, antes e após a intervenção musical. Conclusão: observou-se melhora no desempenho de consciência fonológica após as atividades musicais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Desempenho de escolares em consciência fonológica após uma intervenção musical | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-23T13:04:41Z | - |
dc.date.available | 2020-07-23T13:04:41Z | - |
dc.date.submitted | 2019-07-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24598 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Fonoaudiologia
|