Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24596
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ChristoferEmanuelBarea_tcc.pdf1,34 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPorath, Vancléia Pereira de Campos-
dc.contributor.authorBarea, Christofer Emanuel-
dc.identifier.citationBAREA, Christofer Emanuel. Criando caminhos: corpo, educação e epistemologia. 2018. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda a necessidade de se construir uma educação voltada ao desenvolvimento humano e à instrumentalização do indivíduo para a descoberta de si, estabelecendo a arte-educação como uma das protagonistas desse processo, tomando como exemplo, inicialmente, a minha própria história. Ao analisarmos a realidade escolar e acadêmica no Brasil, é possível detectar diversas contradições e problemáticas que acabam por gerar um ensino ineficaz no sentido de atender às necessidades da nossa sociedade e dos indivíduos, reproduzindo modelos obsoletos (herdados, como se verá, do colonialismo) e estabelecidos numa relação desigual e verticalizada de poder - chamada por Boaventura (2010) de epistemologia dominante - que não exploram o valor das culturas e saberes locais. Chamarei esse ensino desconectado da realidade social de escola sem raiz. Percebe-se também um cerceamento das pulsões corporais na escola (que aqui será percebido também como parte de uma relação de poder) em que a sala de aula é organizada seguindo a uma lógica que seria, segundo Foucault (1987), análoga à da organização de presídios, fábricas e manicômios. A essa estrutura de controle do corpo nas instituições de ensino, chamarei de escola sem corpo. Após buscar as origens desses problemas, proponho alternativas, para uma escola (e universidade) com raiz e corpo, dando ao aluno os intrumentos necessários para a descoberta de si e o seu desenvolvimento enquanto pessoa livre.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArtes cênicaspt_BR
dc.subject.keywordEpistemologiapt_BR
dc.subject.keywordArte na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordSubjetividadept_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento humanopt_BR
dc.titleCriando caminhos : corpo, educação e epistemologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-23T13:03:14Z-
dc.date.available2020-07-23T13:03:14Z-
dc.date.submitted2018-12-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24596-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work addresses the need to build an education focused on human development and the instrumentalization of the individual for the discovery of self, establishing art education as one of the protagonists of this process, taking as an example, initially, my own history. When analyzing the academic reality in Brazil, it is possible to detect several contradictions and problems that end up generating ineffective teaching in order to meet the needs of our society and individuals, reproducing obsolete models (inherited, as it will be seen, of colonialism) and established in an unequal and vertical relationship of power - called by Boaventura (2010) of dominant epistemology - that does no explore the value of local cultures and knowledge. I will call this teaching disconnected from the social reality of a school without root. It is also perceived a restriction of the corporal impulses in the school (that here will be perceived also as part of a relation of power) in which the classroom is organized following a logic that would be, according to Foucault (1987), analogous to the one of the prisons, factories and asylums. This structure of control of the body in educational institutions I will call school without body. After searching for the origins of these problems, I propose alternatives to a school (and university) with root and body, giving the student the instruments necessary for the discovery of himself and his development as a free person.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.