Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vigata, Helena Santiago | - |
dc.contributor.author | Melo, Emily Bernardo Bandeira de | - |
dc.identifier.citation | MELO, Emily Bernardo Bandeira de. O diário de bordo e o Museo de la Coca de Bogotá: sobre a construção de uma curadoria e seus espaços multilíngues. 2019. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho relata a experiência do projeto de construção da curadoria do Museo de La Coca, na Colômbia, tomando como base conceitos e ideias abordados no curso de graduação em Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação(LEA-MSI), especialmente os de multilinguismo e acessibilidade. As reflexões que nortearam as decisões curatoriais basearam-se principalmente nas obras de Rivera Cusicanqui (2015) sobre a sociologia da imagem, Dian Marino (1997) sobre os usos da arte e resistência na educação e de Nina Simon (2011) que apresenta as características de um museu participativo. A criação de um diário de bordo me pareceu a abordagem metodológica mais apropriada para efetuar os registros, pois me permitiu uma constante reflexão sobre a construção da curadoria, sem nunca abandonar o caráter subjetivo da pesquisa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Curadoria - artes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Multilinguismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus de arte | pt_BR |
dc.title | O diário de bordo e o Museo de la Coca de Bogotá : sobre a construção de uma curadoria e seus espaços multilíngues | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-23T12:59:00Z | - |
dc.date.available | 2020-07-23T12:59:00Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-06 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24594 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work reports the experience of construction of the curatorial process of the Museo de La Coca, in Colombia, based in concepts and ideas proposed during the Degree on Applied Foreign Languages - Multilingualism and Information Society (LEA-MSI), specially ideas concerning accessibility and multilingualism. The considerations which supported most curatorial decisions are inspired by works such as Rivera Cusicanqui’s (2015) book about Image Sociology, Dian Marino’s (1997) texts on art, education and the culture of resistance and Nina Simon’s (2011) open book which presents characteristics for a participatory museum. The creation of a logbook seemed the most appropriate methodology to register the curatorial process, it turned possible to keep a constant reflection over its construction, never letting aside the subjective nature of research. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas
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