Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24591
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JulianaCristinaBarbosaBorges_tcc.pdf1,99 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O Instituto de Saúde Mental e a ressignificação da loucura : possibilidades de atuação do sanitarista na Rede de Atenção Psicossocial do Distrito Federal
Autor(es): Borges, Juliana Cristina Barbosa
Orientador(es): Silva, Érica Quinaglia
Assunto: Saúde mental
Política de saúde
Residências terapêuticas
Transtorno mental
Data de apresentação: 4-Jul-2019
Data de publicação: 23-Jul-2020
Referência: BORGES, Juliana Cristina Barbosa. O Instituto de Saúde Mental e a ressignificação da loucura: possibilidades de atuação do sanitarista na Rede de Atenção Psicossocial do Distrito Federal. 2019. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta monografia foi resultado de uma pesquisa etnográfica realizada no Instituto de Saúde Mental (ISM), localizado no Distrito Federal, cujo objetivo foi relatar sua atuação na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Distrito Federal, levando em conta as práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde mental de seus usuários. Partindo da conjectura que sugere a importância do profissional sanitarista na construção e reformulação de políticas públicas de saúde, assim como na efetivação de boas práticas na RAPS, questiona-se a atual conjuntura sobre a temática, permeada por retrocessos normativos, que põem em risco o ISM e a desinstitucionalização e reintegração das pessoas com transtornos mentais. Por fim, enquanto recomendação, cita-se a necessidade da construção dos Serviços Residenciais Terapêuticos no Distrito Federal, sendo imprescindível reforçar a desconstrução do modelo hospitalocêntrico e lutar a cada dia contra o manicômio em suas várias formas, do hospital psiquiátrico à comunidade terapêutica, incluindo o manicômio judiciário.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.