Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24589
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnanddaShayaForteRodrigues_tcc.pdf479,99 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCafé, Ângela Barcellos-
dc.contributor.authorRodrigues, Anandda Shaya Forte-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Anandda Shaya Forte. Pequenas compaixões, grandes transformações. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018.pt_BR
dc.description.abstractPequenas compaixões, grandes transformações apresenta os conceitos das tendências pedagógicas em escolas brasileiras, e a importância deste conhecimento para o ensino das artes. Levanto críticas a respeito de algumas práticas em sala de aula que observei durante a pesquisa como educadora. Explicito também como a afetividade e a comunicação não-violenta podem ser fundamentais para a compreensão da criança na escola e enriquecedoras para a preservação de um ambiente escolar agradável. Como o tempo do recreio é valioso, uma vez que ele pode ser usado para brincar e aprender. Desse modo, o objetivo desta pesquisa é mostrar como pequenos gestos atenciosos podem ser o impulso para uma melhora educacional como um todo. A metodologia usada no trabalho foi a etnográfica, cuja pesquisa foi em escola parque do Distrito Federal durante o ano de 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAfetividadept_BR
dc.subject.keywordComunicação não violentapt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordAmbiente escolarpt_BR
dc.subject.keywordArtes cênicas - ensinopt_BR
dc.titlePequenas compaixões, grandes transformaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-23T12:46:29Z-
dc.date.available2020-07-23T12:46:29Z-
dc.date.submitted2018-12-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24589-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Small compassions, big changes presents the concepts of the pedagogic tendencies in Brazilian schools, and the importance of this knowledge for arts teaching. I raise critics about some practices in the classroom that o observed during the research as an educator. I also explicit how affectivity and non-violent communication can be fundamental for the children’s comprehension in school and enriching for the preservation of a nice school environment. And how valuable is the recess time, once it can be used for playing and learning. This way, This research’s objective is to show how small attentive gestures can be the impulse for an educational improvement as a whole. The methodology used in the essay was the ethnographic, which research was done at a park school in Distrito Federal, throughout the year 2018.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.