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dc.contributor.advisorMendes, Clayton Quirino-
dc.contributor.authorFrança, Adílio Diego de Oliveira-
dc.identifier.citationFRANÇA, Adílio Diego de Oliveira. Perfil do consumidor de carne bovina do Distrito Federal. 2018. 18 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)— Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO Brasil encontra-se na segunda posição dentre os maiores produtores mundiais de proteína animal tem como principal destino o próprio mercado interno. Sob o reflexo da melhoria do agronegócio e suas técnicas para auxiliar na produção e condução do produto pode-se observar que o consumo de carnes vermelhas no Brasil é maior do que o de outras carnes como de aves, peixes e suínos. O presente estudo teve como objetivo avaliar o perfil e a preferência do consumidor de carne bovina das Regiões Administrativas do Distrito Federal. A pesquisa foi composta por 385 entrevistados escolhidos de forma aleatória nos diversos pontos de venda de cada. Observou-se que os consumidores de carne bovina das Regiões Administrativas estudadas apresentaram-se de forma diversificada no que se refere ao grau de escolaridade, renda e composição familiar. No Distrito Federal foi possível observar que 65% dos entrevistados tem preferência por consumir carne bovina seguidas de 23%, 10% e 2% que preferem a carne de frango, suína e peixe, respectivamente. Observou-se que 67,9% dos consumidores preferem comprar a carne bovina em supermercados e que 36% consomem de 2 a 3 vezes durante a semana. Constatou-se ainda que o contra-filé é o corte mais comprado no Distrito Federal seguido pela Costela, Alcatra e Coxão-mole. Quanto ao modo de preparo dos cortes 56% é feita cozida, 16% frita e 27% assada. Em relação ao grau de confiança na qualidade da carne bovina consumida verificou-se que 54% frequentemente confiam na carne consumida, 22% raramente confiam, 22% sempre confiam e 2% nunca confiam na qualidade da carne que consomem. Ao avaliar o impacto da Operação carne Fraca no consumo de carne bovina constatou-se que apesar de 93% dos entrevistados terem conhecimento da operação, 69% afirmaram que não deixaram de consumir carne bovina. Conclui-se, portanto, que o Distrito Federal conta com consumidores com bom nível de formação e elevada renda, que confiam na qualidade da carne bovina consumida, preferem consumir a carne bovina, em detrimento a outros tipos de carne, adquirida em supermercado, preparada na forma cozida, com consumo de 2 a 4 dias por semana. A Operação Carne Fraca pouco influenciou na rotina do consumo de carne bovina no Distrito Federal. De forma geral, o consumidor se preocupa com a qualidade da carne, mas não está disposto a pagar a mais por um produto com alterações benéficas inclusive para saúde e para o meio ambiente.pt_BR
dc.formatMonografia de Graduaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCarne bovinapt_BR
dc.subject.keywordCarne - qualidadept_BR
dc.subject.keywordCarne bovina - indústriapt_BR
dc.subject.keywordConsumo alimentarpt_BR
dc.titlePerfil do consumidor de carne bovina do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-22T18:08:39Z-
dc.date.available2020-07-22T18:08:39Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24561-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Brazil is the second position in the list of the world's largest producers of animal protein, in first place the United States of America, whose main destination is the domestic market itself. Reflecting the improvement of agribusiness and its techniques to assist in the production and conduction of the product, it can be observed that the consumption of red meat in Brazil is much higher than that of other meats such as poultry, fish and pigs. The present study had as objective to evaluate the profile and the preference of the beef consumer of the Administrative Regions of the Federal District. The survey was composed of 412 interviewees chosen ramdomly from the various points of sale in each Administrative Region. It was observed that the beef consumers of the Administrative Regions studied presented itself in a diversified form with do regard to the level of schooling, income and family composition. In the Federal District, it was possible to observe that 65% of families prefer to consume beef, followed by 23% who prefer to consume chicken meat, 10% prefer pork and 2% prefer fish meat. It was observed that 67.9% of consumers prefer to buy beef in supermarkets, since 36% consume 2 to 3 times during the week. It was also verified that the 12% of Sirloin Steak is the most bought cut in the Federal District, followed by Ribs with 11%, and as for Rump Steak and Round (Lower), both tied with 8% in third place in the preference of beef consumption in the Federal Capital. Regarding the way of preparation of cuts 56% is made cooked, 16% fried and 27% roasted. It has been found that the confidence level in the quality of beef consumed is 54% for often reliable, 22% rarely reliable, 22% reliable and 2% for never trust the quality of the meat consumed. Therefore, it is concluded that, the Federal District in its great majority has the bovine meat as the main source of animal protein.pt_BR
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