Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24560
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RayleneDosSantosPinheiro_tcc.pdf2,76 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelo matemático para apoio a decisão no processo de designação de inspetores em missões de fiscalização na ANAC
Autor(es): Pinheiro, Raylene dos Santos
Orientador(es): Celestino, Victor Rafael Rezende
Assunto: Pesquisa operacional
Aviação civil
Aviação civil - fiscalização
Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
Data de apresentação: 4-Dez-2018
Data de publicação: 22-Jul-2020
Referência: PINHEIRO, Raylene dos Santos. Modelo matemático para apoio a decisão no processo de designação de inspetores em missões de fiscalização na ANAC. 2018. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A utilização de técnicas de otimização apresenta contribuições relevantes diante de problemas complexos, como o de alocação de pessoas. A Agência Nacional de Aviação Civil atua por meio de missões de fiscalização em diversas localidades distribuídas pelo território brasileiro, para isso há o processo de designação de inspetores bastante complexo devido as especificidades das missões e habilitação dos profissionais. O objetivo deste estudo foi propor um modelo de otimização para a alocação de inspetores às missões de fiscalização da ANAC, de modo a minimizar os custos de deslocamento e suprir a demanda estabelecida pelo plano anual, e proporcionar ferramentas de apoio a decisão na gestão de operações da administração pública. O trabalho possui natureza aplicada, visto que se propõe a apresentar possibilidades e soluções, por meio de técnicas da pesquisa operacional, a um problema concreto em uma organização. A partir de dados secundários disponibilizados pela agência, elaborou-se a modelagem no software Lingo, e obteve-se uma solução ótima com custo mínimo anual. A análise dos resultados demonstra a possibilidade de minimizar os custos operacionais de passagens aéreas, e a validação confere ao modelo confiabilidade, o que assegura que as soluções apresentadas são as melhores possíveis para a designação de inspetores de fiscalização.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.