Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24558
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MatheusSouzaVelozoDaSilva_tcc.pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O valor do indivíduo : uma análise de Soshū no Shi, o Poema do Prisioneiro, de Kitamura Tōkoku
Autor(es): Silva, Matheus Souza Velozo da
Orientador(es): Natili, Donatella
Assunto: Língua japonesa
Literatura japonesa
Individualismo
Cristianismo
Data de apresentação: 15-Jul-2019
Data de publicação: 22-Jul-2020
Referência: SILVA, Matheus Souza Velozo da. O valor do indivíduo: uma análise de Soshū no Shi, o Poema do Prisioneiro, de Kitamura Tōkoku. 2019. vi, 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal identificar e destacar os ideais do individualismo e os valores de liberdade presentes no poema longo O Poema do Prisioneiro (楚囚之詩, Soshū no Shi, 1889), de Kitamura Tōkoku (1869- 1894). Compreendemos a definição de conceito de individualismo a partir do Movimento Romântico na literatura japonesa no Período Meiji (1868-1912), e o olhar específico do poeta em relação a esse conceito. Neste estudo apresentamos a versão em português de alguns trechos do poema do autor analisado. Com a tradução destes trechos, realizamos uma detalhada análise literária do que faz Soshū no Shi tão importante para o Movimento Romântico, e para a expressão do individualismo no Japão Meiji.
Abstract: The following paper is written under the premise of primarily identifying and highlighting the principles and values of liberty and individualism found in one of Kitamura Tōkoku’s (1869-1894) works: The Poem of the Prisoner (楚囚之詩, Soshū no Shi, from 1889). Henceforth, it is relevant to analyze and understand the definition of the concept of individualism revolving around the Romantic Movement in Japanese literature of the Meiji period (1868-1912), as well as the specific views of the poet concerning this concept. Furthermore, this paper explores these themes in the poem by bringing a version in Portuguese of some of its excerpts. With these translated parts, we look forward to bring a more in depth literary analysis of what makes Soshū no Shi as relevant as it was for the Romantic Movement, and for the expression of individualism as a whole in Meiji Japan.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.