Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24554
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_SuellenNedicaAlvesDaSilva_tcc.pdf451,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios da enfermagem frente à Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais : uma revisão da literatura
Autor(es): Silva, Suellen Nedica Alves da
Orientador(es): Guilhem, Dirce Bellezi
Assunto: Enfermagem - assistência
Saúde pública
Política de saúde
Comunidade LGBT
Data de apresentação: 24-Mai-2019
Data de publicação: 22-Jul-2020
Referência: SILVA, Suellen Nedica Alves da. Desafios da enfermagem frente à Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais: uma revisão da literatura. 2019. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Objetivo: Identificar como a enfermagem tem entendido e utilizado a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, identificando na literatura as potencialidades e dificuldades encontradas pelos profissionais na vivência com esta população. Metodologia: Revisão integrativa de artigos publicados entre janeiro de 2012 a maio de 2019 indexados nas bases de dados SCIELO, BDENF, LILACS, MEDLINE e foram acessados através da Biblioteca Virtual em Saúde. Os descritores utilizados na língua portuguesa foram Enfermeiras e Enfermeiros; Minorias Sexuais e de Gênero e Identidade de Gênero. Resultado: Foram encontrados 41 artigos em português. Destes, 35 foram excluídos após analise de titulo e resumo por duplicação ou não serem elegíveis. Na segunda etapa 08 artigos foram avaliados na integra. Destes, dois nãos estavam disponíveis, sendo assim, no final foram incluídos 06 artigos na revisão. Conclusão: Há déficits evidentes em relação a saúde da população LGBT. Embora a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais tenha surgido como uma excelente ferramenta para instituir mecanismos para a equidade da população LGBT nos serviços de saúde a mesma ainda é desconhecida pela maioria dos profissionais de enfermagem, como diz a literatura.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.