Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24553
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_WalquiriaGomesDeOliveira_tcc.pdf390,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O estágio supervisionado na formação do enfermeiro : revisão integrativa
Autor(es): Oliveira, Walquíria Gomes de
Orientador(es): Griboski, Cláudia Maffini
Assunto: Enfermagem
Estágios supervisionados
Enfermagem - formação
Enfermagem - estudo e ensino
Data de apresentação: 3-Dez-2018
Data de publicação: 22-Jul-2020
Referência: OLIVEIRA, Walquíria Gomes de. O estágio supervisionado na formação do enfermeiro: revisão integrativa. 2018. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Introdução: As diretrizes curriculares nacionais na área da saúde orientam a criação de projetos pedagógicos de curso integrados, que utilizem metodologias de ensino com articulação da teoria e prática e prepare profissionais com capacidade crítica e reflexiva para promover inovações necessárias no seu campo de atuação. Objetivo: Analisar a importância do estágio supervisionado na formação teórico-prática dos estudantes do curso de Enfermagem. Método: Trata-se de um estudo com coleta de dados realizada a partir de fontes secundárias, por meio de pesquisa bibliográfica. É um estudo de abordagem qualitativa. Resultados: Elaboração de três categorias para análise, definição da pergunta norteadora, discussão dos resultados e elaboração da revisão integrativa. Conclusões: Diante da importância da relação entre teoria e prática para a efetivação do aprendizado, a relação entre a instituição de ensino e a unidade de serviço de saúde, elo mais frágil dentro da realidade do estágio, exige mais comprometimento de ambas as partes.
Abstract: Introduction: The national curriculum guidelines in the area of health the creation of educational projects of integrated course, employing teaching methodologies with articulation of theory and practice and prepare professionals with critical and reflective capacity to promote the necessary innovations in your field. Objective: To analyze the importance of supervised internship in theoretical and practical training of the students of the course of nursing. Method: This is a study with data from secondary sources, through bibliographical research. Is a study of a qualitative approach. Results: development of three categories for analysis, definition of the guiding question, discussion of the results and preparation of the integrative review. Conclusions: On the importance of the relationship between theory and practice to the effectiveness of learning, the relationship between the educational institution and the health service unit, fragile link within the reality of the stage, requires more commitment from both parties.
Resumén: Introducción: Las directrices del plan de estudios nacional en el área de salud la creación de proyectos pedagógicos de integración curso, empleando metodologías de enseñanza con la articulación de teoría y práctica y preparar profesionales con capacidad crítica y reflexiva promover las innovaciones necesarias en su campo. Objetivo: Para analizar la importancia de prácticas supervisadas en formación teórica y práctica de los estudiantes del curso de enfermería. Método: se trata de un estudio con datos de fuentes secundarias, a través de investigación bibliográfica. Es un estudio de un enfoque cualitativo. Resultados: desarrollo de tres categorías para el análisis, definición de la pregunta guía, discusión de los resultados y preparación del examen integrador. Conclusiones: La importancia de la relación entre teoría y práctica para la eficacia del aprendizaje, la relación entre la institución educativa y la unidad de servicio de salud, vínculo frágil dentro de la realidad de la etapa, requiere más compromiso de ambas partes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.