Título: | Atuação dos burocratas de rua com foco na disciplina de Introdução à Economia : Universidade de Brasília |
Autor(es): | Berg, Anna Rafaella Tschiedel |
Orientador(es): | Cabello, Andrea Felippe |
Assunto: | Reuni Ensino - qualidade Universidade de Brasília (UnB) Análise estatística Disciplina curricular |
Data de apresentação: | 2-Jul-2019 |
Data de publicação: | 22-Jul-2020 |
Referência: | BERG, Anna Rafaella Tschiedel. Atuação dos burocratas de rua com foco na disciplina de Introdução à Economia: Universidade de Brasília. 2019. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo a análise da disciplina de Introdução à Economia, ofertada
pelo Departamento de Economia da Universidade de Brasília, para compreender como os
docentes e técnicos administrativos lidam com o aumento do número de alunos, provocado
principalmente pela implantação do programa Reuni. Por meio da análise de dados estatísticos
referentes à disciplina e à UnB – de 1995 a 2018 – e de questionários aplicados aos
professores e técnicos administrativos, foi possível verificar o desempenho acadêmico dos
alunos ao longo dos anos, com ênfase no período anterior e posterior à implantação do Reuni,
bem como ter o conhecimento das principais dificuldades, desafios e opiniões dos técnicos
administrativos e professores em relação à disciplina de Introdução à Economia (que faz parte
de um programa integrado). O estudo teve como base teórica a gestão universitária e a teoria
dos burocratas do nível de rua, a fim de estruturar da melhor forma a análise e facilitar sua
compreensão. Entre os resultados obtidos, tem-se que o desempenho dos alunos da disciplina
Introdução à Economia apresentou uma queda durante a implantação do Reuni; no entanto,
esse cenário permaneceu apenas por um curto período de tempo e, logo em seguida verificouse
que o desempenho voltou a crescer e apresentar bons resultados, conforme mostram os
gráficos presentes no desenvolvimento deste trabalho. O aumento de desempenho descrito
acima pode ter sido resultado de medidas tomadas pelos burocratas de rua – professores,
técnicos, coordenação. Uma dessas medidas foi a elevação do número de monitores da
disciplina, que antes era de aproximadamente 15 alunos, e hoje está em torno de 26. Também
foi possível verificar que a maioria dos professores preferem lecionar em turmas que possuam
até 70 alunos, e que, na visão deles, o alto número de alunos na sala de aula pode inviabilizar
uma relação aluno-professor que possua a finalidade de tornar o ambiente da sala de aula mais
agradável para a difusão do conhecimento econômico. Outras informações foram obtidas na
pesquisa e estão aqui relatadas para poder contribuir na gestão da disciplina, bem como
auxiliar nas futuras tomadas de decisões. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.