Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Macedo, Adriana Mattos Clen | - |
dc.contributor.author | Souza, Paulo Eduardo Lannes | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Paulo Eduardo Lannes. Arte popular como arte contemporânea no acervo do Museu de Arte de Brasília. 2018. 101 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia tem como objetivo resgatar a história do Museu de Arte de Brasília (MAB), fechado em 2007 por problemas estruturais no edifício-sede, por meio das coleções de arte contemporânea e de arte popular brasileira. O acervo, adquirido entre a década de 1960 e os anos 2000, atravessa o período de fundação e de consolidação das artes plásticas na nova capital, apontando para uma série de características – entre elas, a noção da “perspectiva de Brasília”, elaborada por Mário Pedrosa – que tornam o acervo único em seu conjunto. A produção deste trabalho contou com visitas à reserva técnica do Museu Nacional da República, que guarda as obras do MAB atualmente, pesquisas acerca do tema a partir de reportagens publicadas em diferentes periódicos do país ao longo das décadas e leituras de teóricos e críticos de arte brasileira. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museu de Arte de Brasília (MAB) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e sociedade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte popular | pt_BR |
dc.title | Arte popular como arte contemporânea no acervo do Museu de Arte de Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-22T15:02:09Z | - |
dc.date.available | 2020-07-22T15:02:09Z | - |
dc.date.submitted | 2018-07-29 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24523 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to recover the history of the Brasilia’s Art Museum (MAB), closed due to structural problems in the main building, in 2007, using collections of contemporary art and brazilian popular art. The compilation, earned between the decades of 1960 and 2000, crosses the period of foundation and consolidation of the visual arts in the new capital and points to a series of characteristics – among them, the concept of “perspective of Brasilia”, elaborated by Mário Pedrosa – that make the collection unique in its set. This work was done after vistis to the National Musem of Republic’s technical reserve, that keeps the MAB’s works of art currently, researches on the subject, starting from reports published in diferents newspapers of the country, over the decades, and readings of Brazilian Arts theorists and critics. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teoria, Crítica e História da Arte
|