Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Café, Ângela Barcellos | - |
dc.contributor.author | Vanderlei, Marina de Castro Rêgo | - |
dc.identifier.citation | VANDERLEI, Marina de Castro Rêgo. Escola: um lugar para o teatro. 2018. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia trata a importância que o teatro tem na vida das pessoas, e como ele se desenvolve no ambiente escolar sob múltiplas perspectivas. O interesse deste estudo é o desenvolvimento dos alunos por meio do ensino de teatro na escola, e os elementos usados por este ensino para que a experiência e/ou conhecimento seja aplicado. Como metodologia foi utilizado o Relato de Experiência, que utilizou a observação etnográfica (André, 2008), as experiências de Estágio e a pesquisa bibliográfica que subsidiaram o aprofundamento das análises e reflexões apresentadas. Assim, depois dessa breve apresentação, seguem os capítulos com seus resumos: No capítulo 2, intitulado: “ O Ensino de Teatro”, aborda a maneira que o teatro é trabalhado nas escolas, além de mostrar os pontos positivos que esta arte traz tanto para as outras disciplinas como também para a vida fora da escola, pois é uma parte importante no aprendizado e formação das crianças. Outro assunto comentado será a dificuldade que o teatro tem dentro das escolas, por ter alguns obstáculos que o impedem de evoluir. Já no capítulo 3, o tema abordado serão as palavras e como essas são importantes no dia a dia, assim como nos textos em geral, mas especificamente no 10 texto teatral. Elas são o meio de comunicação que conhecemos a mais tempo e um dos mais utilizados. Com as palavras encontramos diversas entonações, significados, informações, além de sentimentos, quando bem trabalhadas. Veremos também que é possível através das palavras criar personagens e a partir disso encontrar sua caracterização. Por fim, mas não menos importante, no capítulo 4 traremos os jogos teatrais, juntamente com seu conceito e como estes são utilizados no ambiente escolar para várias finalidades, desde a organização dos alunos à exercícios que irão estimular a criatividade, superar a timidez dentre tantos outros fins. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro - ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos teatrais | pt_BR |
dc.title | Escola : um lugar para o teatro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-22T14:36:58Z | - |
dc.date.available | 2020-07-22T14:36:58Z | - |
dc.date.submitted | 2018-07-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24516 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|