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dc.contributor.advisorCader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel-
dc.contributor.authorVieira, Catarina França Lopo-
dc.identifier.citationVIEIRA, Catarina França Lopo. A inclusão escolar de dois estudantes com deficiência visual na visão dos professores. 2011. 44 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractO objetivo central desta pesquisa foi conhecer as condições atuais da escola para receber estudantes inclusos e a percepção de duas professoras que trabalham com estudantes com deficiência visual-baixa visão do Munícipio do Novo Gama, Estado de Goiás. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados: observação em sala de aula e entrevista com os professores e uma secretária escolar. Os dados obtidos mostraram que o ambiente escolar não é propício, uma vez que não há adequação do espaço físico; os professores necessitam de formação continuada; não existem variedades de recursos pedagógicos que contribuem para o aprendizado desses estudantes. No decorrer desse estudo dois estudantes, foram observados, ambos matriculados em uma escola pública da rede municipal do Novo Gama; na escola participante o material ampliado para os alunos com baixa visão é raro; não há integração dos alunos com deficiência com os demais; a escola não possui sala de recurso local; os estudantes se deslocam para o Núcleo de Atendimento Psicopedagógico para receber atendimento com equipe multiprofissional; os conteúdos do currículo complementar como orientação e mobilidade, estimulação visual, transferência para o sistema braille e uso do sorobã não são oferecidos. Diante desses dados é possível concluir que o processo de inclusão desses estudantes na rede pública do Estado de Goiás, que faz parte da região integrada do desenvolvimento econômico, ou seja, região do entorno de Brasília, é um espaço que necessita de um investimento em políticas públicas voltadas para a educação inclusiva.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDeficientes visuaisen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.titleA inclusão escolar de dois estudantes com deficiência visual na visão dos professoresen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-13T13:17:23Z-
dc.date.available2012-01-13T13:17:23Z-
dc.date.issued2012-01-13T13:17:23Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2450-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2450-
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