Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24497
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RafaelAlvesLourenco_tcc.pdf358,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relações comerciais entre Brasil e demais membros do BRICS : necessidade de otimização das relações e de mitigação da dependência do mercado chinês
Autor(es): Lourenço, Rafael Alves
Orientador(es): Platiau, Ana Flávia Barros
Assunto: BRICS
Comércio internacional
Política externa
Brasil
China
Índia
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 22-Jul-2020
Referência: LOURENÇO, Rafael Alves. Relações comerciais entre Brasil e demais membros do BRICS: necessidade de otimização das relações e de mitigação da dependência do mercado chinês. 2019. [29] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Considerando que, atualmente, o Brasil tem como maiores destinatários de suas exportações os Estados Unidos e a China, bem como que apresenta relações de dependência com o último, busca-se, neste trabalho, descrever os resultados das relações comerciais entre Brasil e demais membros do BRICS e analisá-los, a fim de verificar o impacto para o crescimento econômico brasileiro. Ademais, para além de constatar que o mercado chinês é o mais importante para o Brasil dentro do BRICS, busca-se indicar uma melhor exploração de parcerias comerciais com outros membros do grupo, em especial, a Índia, haja vista a complementaridade entre as duas economias, bem como a necessidade de diversificar as exportações brasileiras, a propósito de mitigar os riscos enfrentados pelo Brasil em decorrência da dependência da China.
Abstract: Considering that nowadays Brazil has as major destines of your exports USA and China as well as it shows dependency relations with the latter, this work seeks to describe the results of the commercial trade between Brazil and the other members of BRICS and to analyze them, in order to verify the impact to the Brazilian economic growth. Besides, it seeks indicate a better exploration of commercial partnerships with other members of BRICS, specially India, because the complementarity between the two economies as well as the need to diversify the Brazilian exports, in order to mitigate the risks faced by Brazil derived from the dependency from China.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, XX Curso de Especialização em Relações Internacionais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.