Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24477
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LuizaGomesLuzRosa_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)923,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O centro de atenção psicossocial álcool e outras drogas como um articulador da rede de atenção psicossocial
Autor(es): Rosa, Luiza Gomes Luz
Orientador(es): Pires, Roberto Rocha Coelho
Assunto: Drogas - aspectos sociais
Intersetorialidade
Políticas públicas - saúde
Drogas - abuso - tratamento
Data de apresentação: 4-Jul-2019
Data de publicação: 22-Jul-2020
Referência: ROSA, Luiza Gomes Luz. O centro de atenção psicossocial álcool e outras drogas como um articulador da rede de atenção psicossocial. 2019. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta pesquisa dedica-se ao estudo sobre o papel de articulação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas – CAPS AD em uma rede intersetorial. Aqui buscou-se explorar a realidade de um problema complexo e suas múltiplas faces e abordagens para seu enfrentamento, a partir da gestão intersetorial e ação conjunta de serviços, com atores multidisciplinares da Rede de Atenção Psicossocial. Dessa forma, o objetivo do trabalho voltou-se para a verificação do papel articulador de um CAPS AD, juntamente com seus possíveis limites e desafios para atuação. Essa verificação se deu por meio da análise dos discursos de sete gestoras de CAPS AD no DF, burocratas com papel fundamental para a gestão e articulação da RAPS. Na análise empírica, examinou-se o arranjo intersetorial da RAPS e a atuação das Burocratas de Médio Escalão – BMEs - para a promoção da articulação, verificando sua rotina de trabalho, capacitação e relacionamentos verticais e horizontais. Foram encontradas algumas lacunas para a efetivação de uma rede articulada, como a falha na comunicação entre atores da RAPS, dessemelhança do arranjo inicialmente proposto com o implementado e ausência de noções e práticas compartilhadas entre os equipamentos da rede. Para além dos limites e desafios encontrados, a pesquisa busca poder contribuir para futuros estudos que se dediquem ao aprimoramento da materialização da RAPS, para que assim o atendimento integral e de qualidade ao usuário do serviço seja alcançado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.