Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24472
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PauloDaCunhaPassos_tcc.pdf9,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Tô de olho para iOS : um software para mapeamento colaborativo de desordens sociais por meio de sistemas georreferenciados
Autor(es): Passos, Paulo da Cunha
Orientador(es): Holanda, Maristela Terto de
Assunto: Aplicativos
Sistema de Informação Geográfica (SIG)
Data de apresentação: 11-Jul-2019
Data de publicação: 21-Jul-2020
Referência: PASSOS, Paulo da Cunha. Tô de olho para iOS: um software para mapeamento colaborativo de desordens sociais por meio de sistemas georreferenciados. 2019. xvi, 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este documento apresenta o Tô de Olho no DF, um sistema de mapeamento de desordens sociais, que inclui um aplicativo para iOS. Tal abordagem tem como inspiração a teoria das janelas quebradas e os processos de mapeamentos criminais, que demonstram que há uma relação de causalidade entre desordens sociais e eventos criminais. O objetivo do trabalho é propor uma arquitetura que utilize Sistema de Informação Geográfico com Participação Popular para realizar o mapeamento de desordens sociais e fornecer os dados coletados aos gestores públicos, com vistas a subsidiar a tomada de decisão. A arquitetura proposta é do estilo REST, utiliza o SGBD PostgreSQL com extensão PostGIS, possui API desenvolvida usando Node.js e seu aplicativo para iOS é desenvolvido em Swift. O aplicado foi disponibilizado na Apple store. A validação dos usuários apresentou um bom resultado, com 100% dos avaliadores com interesse em utilizar o aplicativo.
Abstract: This document presents Tô de Olho no DF, a social disorder mapping system which includes an iOS application. Such an approach is inspired by the theory of broken windows and the processes of criminal mappings, which demonstrate that there is a causal relationship between social disorder and criminal events. This document proposes an architecture that uses the Public Participation Geographic Information System to map social disorders. The collected data can support decision making for government authorities. The proposed architecture is REST style, uses the PostgreSQL with PostGIS extension, has API developed using Node.js and an iOS application developed in Swift. The details of the implementation, the technologies used, and the validation process are presented throughout the present study.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.