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Título: Proposta de mecanismo para prevenção da congestão causada por envio excessivo de mensagens em redes veiculares
Autor(es): Farias, Paulo Victor Gonçalves
Orientador(es): Bordim, Jacir Luiz
Assunto: Redes veiculares
Simulação de trânsito
Prevenção de acidentes
Data de apresentação: 23-Jul-2019
Data de publicação: 21-Jul-2020
Referência: FARIAS, Paulo Victor Gonçalves. Proposta de mecanismo para prevenção da congestão causada por envio excessivo de mensagens em redes veiculares. 2019. xvi, 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A prevenção de acidentes em vias e rodovias é um dos aspectos mais importantes das redes veiculares. Em uma Rede Ad Hoc Veicular (do Inglês, Vehicular Ad-Hoc Network) (VANET), veículos são equipados com um dispositivo que permite a comunicação sem fio entre eles. Neste tipo de rede, veículos geralmente constroem a topologia da rede através da troca periódica de mensagens conhecidas como beacons. Estas mensagens devem conter a posição do veículo, sua velocidade e direção. Algumas aplicações para prevenção de acidentes em VANETs definem requisitos rígidos para garantir sua operação correta, dentre eles, frequências de transmissão de beacons que podem variar de 10 a 50 Hz. Entretanto, altas taxas de transmissão de beacons podem causar um problema conhecido como broadcast storm, que prejudica a operação destas aplicações em cenários com alta densidade de veículos. Durante um broadcast storm, o número de mensagens sendo transmitidas simultaneamente aumenta a quantidade de pacotes perdidos por colisões e diminui a cobertura. Neste trabalho, propõe-se um novo protocolo para transmissão de beacons em VANETs chamado Density-based Congestion Avoidance Protocol (DCAP), com objetivo de minimizar o impacto do broadcast storm. Resultados experimentais demonstram que o protocolo DCAP consegue reduzir a taxa de pacotes perdidos por colisões para aproximadamente 5%, garantindo uma taxa de recepção de pacotes superior a 85% até em cenários propensos ao broadcast storm.
Abstract: Accident prevention in roads and highways is one of the most important aspects of vehicular networks. In a Vehicular Ad Hoc Network (VANET), vehicles are equipped with a device that enables wireless communication between them. In this type of network, vehicles can build the network topology by periodic exchange of messages known as beacons. These messages should include the vehicle’s position, speed and heading. Some accident prevention applications in VANETs define strict requirements to guarantee their operation, among them, beaconing rates that can vary between 10 to 50 Hz. However, high beacon transmission rates can lead to a problem known as broadcast storm, which impair the operation of these applications in high vehicle density scenarios. During a broadcast storm, the number of messages being transmitted simultaneously increases packet loss rate due to collisions and decreases coverage. In this work, a new protocol for beaconing in VANETs called Density-based Congestion Avoidance Protocol (DCAP) is proposed to minimize the impact caused by broadcast storm. Experimental results demonstrate that the DCAP protocol can reduce the packet loss rate caused by collisions to approximately 5%, guaranteeing a packet delivery ratio of up to 85% in scenarios prone to broadcast storm.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019.
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