Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2447
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_KeilaCristinaBorgesLopes.pdf717,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Família, escola e inclusão : percepções de inclusão e diversidade, em um contexto de educação infantil
Autor(es): Lopes, Keila Cristina Borges
Orientador(es): Ramos, Patrícia C. Campos
Assunto: Educação de crianças
Educação inclusiva
Lar e escola
Desenvolvimento humano
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 13-Jan-2012
Referência: LOPES, Keila Cristina Borges. Família, escola e inclusão: percepções de inclusão e diversidade, em um contexto de educação infantil. 2011. 69 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: As concepções sobre família, escola e inclusão escolar estão presentes cotidianamente, no meio social. Com as mudanças ocorridas na sociedade modificaram-se, de forma significativa, as percepções sobre a família; inclusive, as percepções das crianças. Na escola, instituição responsável pelo conhecimento formal, diversas são as opiniões, principalmente, em se tratando de inclusão escolar. Assim, considerar os aspectos que envolvem família, escola e inclusão são cada vez mais importantes. Com o objetivo de pesquisar as percepções da diversidade e da inclusão, envolvendo membros da família e da escola, participaram deste estudo: 3 profissionais da escola, 1 mãe e 4 crianças em idade pré-escolar (3 a 6 anos incompletos). Os instrumentos utilizados foram: (a) entrevistas abertas com as crianças, utilizando bonecos com Necessidades Educacionais Especiais e (b) entrevistas semi-dirigidas com os adultos. Das diferentes participações e percepções de família, escola e inclusão, diversos foram os resultados obtidos; entre eles, vimos que a criança de 3 anos incompletos constrói suas concepções imitando os adultos e nomeia os objetos de acordo suas características físicas; a de 4 anos incompletos tem o reflexo da família nas suas concepções, ligadas a punições e permissões; para a criança de 5 anos incompletos, já é possível conhecer as deficiências no contexto social; já a criança de 6 anos tem o reflexo da família em suas concepções, devido ao uso de objetos feitos por um membro familiar. Para os profissionais da escola e a família, a participação mais efetiva dentro do contexto escolar foi destacada, assim como maior capacitação profissional. Através desses resultados observados, espera-se promover a inclusão da família na escola, propor adaptações ao projeto político pedagógico escolar e inserir conteúdos a respeito da diversidade para as crianças.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons