Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24461
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LeonardoBarbosaTavares_tcc354,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Grau de confiança e seu impacto sobre crescimento e desenvolvimento econômico
Autor(es): Tavares, Leonardo Barbosa
Orientador(es): Lehmann, Michael Christian
Assunto: Crescimento econômico
Desenvolvimento econômico
Economia
Data de apresentação: 21-Jun-2018
Data de publicação: 21-Jul-2020
Referência: TAVARES, Leonardo Barbosa. Grau de confiança e seu impacto sobre crescimento e desenvolvimento econômico. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Analisa-se o efeito de 𝑡𝑟𝑢𝑠𝑡 no desenvolvimento e crescimento econômico. Para tal, utilizamos dados em painel da World Values Survey como medida de confiança interpessoal. Chegou-se a duas conclusões principais: 1) A confiança é uma condição necessária, no entanto, insuficiente para o processo de desenvolvimento; 2) A confiança é uma ferramenta que permite auferir a diferença de renda entre países ricos, entretanto possui uma ínfima importância na análise da renda dos países pobres. O modelo utilizado prevê que um incremento de 1% em confiança resulta em um aumento no produto per capita em 0,8%. São apresentadas as limitações do trabalho, e posteriormente, embasadas as questões a serem tratadas em estudos posteriores. Por fim, constatado a importância da confiança para os países ricos, propomos políticas públicas afim de aumentar o grau de confiança interpessoal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Economia, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.