Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24460
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ArthurCanotilhoMachado_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,5 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelos hierárquicos Bayesianos : uma aplicação no repasse de verbas federais aos municípios
Autor(es): Machado, Arthur Canotilho
Orientador(es): Correia, Leandro Tavares
Assunto: Municipalização
Repasse de verba federal
Modelos hierárquicos
Regressão Bayesiana
Data de apresentação: 9-Jul-2019
Data de publicação: 21-Jul-2020
Referência: MACHADO, Arthur Canotilho. Modelos hierárquicos Bayesianos: uma aplicação no repasse de verbas federais aos municípios. 2019. 70 f.,il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: É muito comum em dados de indicadores geográficos haver estrutura hierárquica, principalmente no Brasil por ser um país que se divide em estados e municípios. Por conta disso, o modelo de regressão clássica não consegue captar toda a variabilidade que é diferente para cada estado. Com isso, modelos que consideram essa hierarquia presente no dados são comumente usados e são chamados de modelos hierárquicos. O objetivo deste trabalho é apresentar três tipos de modelos: de efeitos fixos, com intercepto aleatório e com intercepto e inclinações aleatórios. Sendo cada modelo sendo realizado pela abordagem de regressão clássica e pela abordagem de regressão Bayesiana e assim discutir os seus resultados. O melhor modelo vai ser utilizado para discorrer sobre como cada covariável está impactando no repasse de verba federal aos municípios, ou seja, o quanto do repasse está se refletindo nos indicadores e tentar entender a lógica do repasse de verba federal: deveria ser um benefício aos municípios com indicadores ruins para que melhorassem ou um benefício aos municípios com bons indicadores para se manterem bons. E esse contexto está atrelado a ideia de municipalização dos recursos. A modelagem hierárquica com interceptos e coeficientes aleatórios apresentou os melhores resultados tanto na abordagem clássica quanto na Bayesiana. Seus resultados mostraram a importância de cada covariável, sendo as covariáveis que tinham polaridade no seu indicador como menor-melhor apresentaram estimativas negativas e aqueles que tinham polaridade maior-melhor tiveram estimativas positivas. Pôde-se concluir que a lógica do repasse de verba é que funciona como uma política de manutenção dos grandes municípios e despriorização dos pequenos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.