Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24453
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarinaMacedoGoncalvesDaPaixao_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)2,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo da relação entre a percepção de violência e conflitos nas escolas e o desempenho acadêmico
Autor(es): Paixão, Marina Macedo Gonçalves da
Orientador(es): Vinha, Luís Gustavo do Amaral
Assunto: Violência na escola
Avaliação educacional
Desempenho escolar
Data de apresentação: 29-Jun-2018
Data de publicação: 21-Jul-2020
Referência: PAIXÃO, Marina Macedo Gonçalves da. Estudo da relação entre a percepção de violência e conflitos nas escolas e o desempenho acadêmico. 2018. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Dentro de um contexto no qual o direito à educação é uma garantia constitucional e as instituições escolares tem tido problemas frequentes com violência e conflitos envolvendo seus estudantes, o presente estudo buscou analisar a relação entre a percepção de violência e conflitos nas escolas na visão dos diretores com o desempenho acadêmico dos estudantes do 5o ano do ensino fundamental para o estado de São Paulo. Ajustou-se um modelo de regressão multinível com efeitos fixos e randômicos a partir de microdados provenientes do SAEB de 2015. As variáveis respostas foram as proficiências em língua portuguesa e em matemática. As variáveis sexo, etnia, idade, escolaridade da mãe, reprovação, dever de língua portuguesa, dever de matemática, nível econômico, incentivo social e nível cultural entraram no modelo final como variáveis explicativas do nível do aluno e a violência como variável explicativa do nível da escola. Observou-se que a reprovação, o dever de matemática, a idade e a escolaridade da mãe são os fatores com maior influência sob o desempenho acadêmico dos estudantes nas disciplinas de língua portuguesa e de matemática. Constatou-se que a violência exerce um impacto negativo no desempenho dos alunos em língua portuguesa e em matemática. Os resultados deste relatório podem contribuir para a descoberta dos principais fatores que influenciam o aprendizado escolar, buscando seu constante aprimoramento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.