Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24438
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_HugoLeonardoAlvesBraga_tcc.pdf863,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeitos do conteúdo informacional e do desconto de preço sobre a escolha de alimentos orgânicos
Autor(es): Braga, Hugo Leonardo Alves
Orientador(es): Borges, Carla Peixoto
Assunto: Alimentos orgânicos
Marketing de conteúdo
Desconto
Sustentabilidade
Data de apresentação: 9-Dez-2019
Data de publicação: 21-Jul-2020
Referência: BRAGA, Hugo Leonardo Alves. Efeitos do conteúdo informacional e do desconto de preço sobre a escolha de alimentos orgânicos. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A partir dos impactos da indústria da alimentação no meio ambiente e na saúde dos indivíduos, cresce cada vez mais os mercados alternativos à alimentação convencional. A alimentação orgânica, neste sentido, vem ganhando visibilidade e a literatura tem se preocupado em investigar os seus efeitos. Entretanto, existem algumas barreiras para que os produtos orgânicos se tornem mais consumidos, como o acesso à informação e o preço dos produtos, que em geral é mais alto do que os alimentos convencionais. Dessa forma, duas práticas de marketing que podem incentivar esse consumo são: exposição a conteúdos informacionais que podem conscientizar os consumidores a respeito dos benefícios dos alimentos orgânicos; e desconto de preço que também pode gerar um estímulo para a compra. Sendo assim, o objetivo deste estudo é analisar os efeitos da exposição do consumidor a conteúdo informacional e desconto de preço sobre a taxa de escolha de alimentos orgânicos. Foram coletados dados por meio de um questionário online, com uma simulação de compra de alimentos envolvendo as variáveis em questão. Após análises com teste qui-quadrado de Pearson e a Regressão Logística Binária, foi verificado que o desconto de preço e os conteúdos informacionais causaram efeitos significativos na taxa de escolha de alimentos orgânicos, em especial para os grupos que foram expostos para as duas variáveis. Os resultados foram interpretados a partir do paradigma do Behavioral Perspective Model (BPM).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.