Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24433
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Web_2019_MarianaSoaresMourão_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)5,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Índice de vulnerabilidade social : proposta de ferramenta em gestão de políticas públicas de saúde no Distrito Federal
Autor(es): Mourão, Mariana Soares
Orientador(es): Bolina, Alisson Fernandes
Assunto: Políticas públicas
Vulnerabilidade social
Indicadores sociais
Distrito Federal (DF)
Data de apresentação: 9-Jul-2019
Data de publicação: 21-Jul-2020
Referência: MOURÃO, Mariana Soares. Índice de vulnerabilidade social: proposta de ferramenta em gestão de políticas públicas de saúde no Distrito Federal. 2019. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral construir o Índice de Vulnerabilidade Social aplicado à saúde no Distrito Federal (IVS-DF). Para a realização do IVS-DF, adotou-se como referencial metodológico um Índice de Vulnerabilidade a Saúde pela prefeitura de Belo Horizonte. Utilizou-se dados referentes à população do Distrito Federal provenientes do Censo Demográfico 2010 que se agregam em indicadores socioeconômicos e de saneamento e que analisam as características de grupos populacionais a partir de setores censitários. Apesar da vulnerabilidade identificada pelo IVS-DF não ser uniforme, de maneira geral nota-se que esta apresenta um padrão: as áreas mais extremas de cada região administrativa apresentam uma elevada e muito elevada vulnerabilidade nas condições de vida em mais de um dos oito indicadores do índice. Os achados deste trabalho contribuem no estudo da vulnerabilidade social no campo da saúde pública como instrumento em gestão de políticas públicas. Principalmente por um grande alcance no diagnóstico do território, permitindo ações específicas para atendar as demandas locais e subsidiar as práticas territoriais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.