Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24432
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaVictoriaSoraggiLafeta_tcc.pdf2,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Pensando o mundo com as mãos : Anni Albers e a construção de conhecimento a partir da prática manual
Autor(es): Lafetá, Ana Victória Soraggi
Orientador(es): Macedo, Adriana Mattos Clen
Assunto: Arte
Artesanato
Tecelagem manual
Data de apresentação: 6-Jul-2018
Data de publicação: 21-Jul-2020
Referência: LAFETÁ, Ana Victória Soraggi. Pensando o mundo com as mãos: Anni Albers e a construção de conhecimento a partir da prática manual. 2018. 52 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esse trabalho pensa a potencialidade da prática manual a partir dostextos de Anni Albers, artista e tecelã da Bauhaus. Como percurso, ele parte do início da constituição pedagógica da escola e de sua oficina de tecelagem; apresenta a teoria sobre esse ofício desenvolvido por Anni Albers, e, por fim, traz considerações sobre como a experiência com uma técnica manual se desdobrou no modo como a artista pensa as questões políticas, sociais e artísticas. A disposição em experimentar aparece como elemento essencial nesse proocesso.
Abstract: This work thinks the capability of manual practice from Anni Albers texts, artist and weaver of Bauhaus. As a course, it starts from the beginning of the pedagogical constitution of the school and its weaving workshop; presents the theory about this craft developed by Anni Albers, and finally brings considerations about how the experience with a manual technique unfolded in the way the artist thinks the political, social and artistic. The willingness to experiment appears as an essential element in this process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Teoria, Crítica e História da Arte



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.