Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Daniel Fernandes Batista de | - |
dc.contributor.author | Silva, Jaline Pereira da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jaline Pereira da. O músico e o lutador: Édouard Manet e o japonismo europeu. 2018. 47 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa aborda as relações da produção de Édouard Manet com as xilogravuras japonesas Ukiyo-e do século XIX. O texto analisa obras específicas de pintura e gravura no âmbito formal, com ênfase nos quadros O tocador de pífaro e Retrato de Émile Zola, e nas gravuras Lutador de Sumô Ônaruto Nadaemon e Vista de Kasumigaseki ao Final do Dia. Além disso, busca-se relacionar essas obras com os contextos culturais mais amplos de Paris e Edo, visando compreender os sentidos do japonismo de Manet. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Manet, Edouard, 1832-1883 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Japão - cultura | pt_BR |
dc.title | O músico e o lutador : Édouard Manet e o japonismo europeu | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-21T14:23:37Z | - |
dc.date.available | 2020-07-21T14:23:37Z | - |
dc.date.submitted | 2018-07-03 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24431 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research deals with the relations between Édouard Manet´s production and the nineteenth century Japanese Ukiyo-e woodblock prints. The text analyzes specific works of painting and woodblock printing in the formal plane, with emphasis in the paintings The fifer and Portrait of Émile Zola, and in the prints Sumo Wrestler Ônaruto Nadaemon and Evening view of Kasumigaseki. Beyond that, the text seeks to relate these works with the broader cultural contexts of Paris and Edo, aiming to comprehend the meanings of Manet´s Japonism. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teoria, Crítica e História da Arte
|