Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24430
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_TaynaBezerraAlves_tcc.pdf1,9 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cuidado centrado na família de crianças em condição crônica : perspectivas de enfermeiros e famílias nos diferentes contextos de atenção à saúde
Autor(es): Alves, Tayná Bezerra
Orientador(es): Silveira, Aline Oliveira
Assunto: Enfermagem pediátrica
Doenças crônicas
Data de apresentação: 26-Jun-2019
Data de publicação: 21-Jul-2020
Referência: ALVES, Tayná Bezerra. Cuidado centrado na família de crianças em condição crônica: perspectivas de enfermeiros e famílias nos diferentes contextos de atenção à saúde. 2019. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O aumento das condições crônicas na infância configura-se como uma tendência epidemiológica. Como consequência, um número cada vez mais expressivo de crianças e famílias sofrem com as mudanças impostas pela condição de cronicidade. Essa realidade demanda uma reorganização dos serviços e práticas de saúde de modo de atender as necessidades das crianças e famílias. Nesse contexto, o cuidado centrado na família configura-se como um modelo capaz de garantir o apoio contínuo, com foco na adaptação e na promoção da qualidade de vida familiar. Assim, tem-se como objetivo geral: descrever como o cuidado centrado na família é desenvolvido na prática na perspectiva de enfermeiros e famílias em diferentes contextos de cuidado à criança em condição crônica; e como objetivos específicos: identificar o conhecimento dos enfermeiros sobre a abordagem de Cuidado Centrado na Família (CCF); identificar a presença dos atributos do cuidado centrado na família na prática dos enfermeiros nos diferentes contextos de cuidado à criança com doença crônica; identificar fragilidades/dificuldades e avanços no cuidado centrado na família em diferentes contextos de cuidado à criança com doença crônica. Metodologia: pesquisa transversal de abordagem qualitativa-interpretativa. Este estudo foi realizado com seis enfermeiros, que prestam assistência em serviços de pediatria na atenção primária à saúde, ambulatorial e hospitalar; e com dez famílias de crianças em condições crônicas. Como estratégia de coleta de dados foi utilizada a entrevista aberta em profundidade. Neste estudo, foram listadas duas questões norteadoras para facilitar a narrativa dos enfermeiros: “Você incorpora os elementos do Cuidado Centrado na Família nas práticas profissionais? Por que? Como? Quais as repercussões identificadas?” e para as famílias: “Como avalia a relação de cuidado desenvolvida pelo/com o enfermeiro?”. A análise dos dados seguiu o método de Pesquisa de Narrativas sustentada pelo referencial teórico do Interacionismo Simbólico. Resultados: foram originadas três categorias para as famílias – vivências relacionadas à internação e descoberta do diagnóstico; acolhimento das famílias; e cuidados prestados às famílias –. E quatro categorias para os enfermeiros – compreensões dos enfermeiros acerca das práticas do CCF; incorporação do CCF nas práticas clínicas; repercussões do CCF; e barreiras à consolidação do CCF nas práticas clínicas dos enfermeiros. Conclusão: atributos como a inserção da família no cuidado estão incorporados nas práticas clínicas dos enfermeiros, porém identifica-se que os elementos do modelo CCF ainda são pouco compreendidos pelos profissionais em unidades pediátricas.
Abstract: The increase in chronic conditions in childhood is an epidemiological tendency. As a consequence, an increasing number of children and families suffer from the changes imposed by the chronicity condition. This reality demands a reorganization of health services and practices in order to meet the needs of children and families. In this context, family-centered care is a model capable of ensure continuous support, focusing on the adaptation and promotion of the quality of family life. Like this, the general objective: is to describe how family-centered care is developed in practice from the perspectives of nurses and families in different contexts of child care in a chronic condition; and specific objectives: to identify nurses' knowledge about the Family-Centered Care (CCF) approach; to identify the presence of family-centered care attributes in the practice of nurses in the different contexts of care for children with chronic illness; to identify fragilities/difficulties and advances in family centered care in different contexts of care for children with chronic illness. Methodology: transversal research of qualitative-interpretative approach. This study accomplished with six nurses, who provide assistance in primary health pediatric services, primary care and hospital care; and with ten families of children in chronic conditions. As a data collection strategy, an open-ended interview was used. In this study, two guiding questions were listed to facilitate the nurses' narrative: "Do you incorporate the elements of Family Centered Care into professional practices? Why? How? What are the repercussions identified?"And for families: "How do you evaluate the care relationship developed by/with the nurse?". Data analysis followed the method of Narrative Research supported by the theoretical reference of Symbolic Interactionism. Results: three categories were created for the families - experiences related to the hospitalization and discovery of the diagnosis; host care; and family care. And four categories for nurses - nurses' understanding of CCF practices; incorporation of CCF into clinical practice; repercussions of the CCF; and barriers to CCF consolidation in the clinical practices of nurses. Conclusion: attributes such as family insertion in care are incorporated into nurses clinical practices, but it is identified that the elements of the FamilyCentered Care model are still poorly understood by professionals in pediatric units.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.