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Título: A importância da formação continuada do professor de educação precoce
Autor(es): Neto, Vilma Lucas
Orientador(es): Queiroz, Esmeralda Figueira
Assunto: Desenvolvimento humano
Professores - formação
Educação permanente
Educação de crianças
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 13-Jan-2012
Referência: NETO, Vilma Lucas. A importância da formação continuada do professor de educação precoce. 2011. 64 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Pensando no processo de desenvolvimento humano, educação e inclusão buscamos compreender e enfatizar a importância da formação continuada de professores, no contexto da Educação Precoce. Para entendermos a relevância desse estudo, partimos da premissa que o atendimento especializado a crianças de zero a três anos e onze meses requer uma abordagem voltada para a diversidade humana e o respeito as suas singularidades, permitindo assim, o desenvolvimento global da criança em situação de risco com necessidades educacionais especiais, ou seja, vulneráveis a apresentarem atraso no seu desenvolvimento. A priori, procuramos perceber como os professores buscam essa formação e qual a sua implicação na atuação docente. Nesse estudo, recorremos aos recursos da pesquisa de cunho qualitativo, objetivando a elaboração de um referencial de análise buscando compreender a práxis docente e sua influência na atuação dos professores. Participaram desse estudo professores da Secretaria de Educação que atuam na Educação Precoce. A motivação pela busca de superação dos desafios os estimula para que continuem investindo em sua formação continuada, visando a ressignificar sua atuação docente. Somos sujeitos em constante desenvolvimento, com potencial de aprendizagem ao longo da vida. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Thinking about the process of human development, education and inclusion aims to understand and emphasize the importance of continued education of teachers in the context of Early Education. To understand the relevance of this study, we start from the premise that the specialized care for children aged zero to three years and eleven months requires a focused approach to human diversity and respect their uniqueness, thus allowing the development of the child at risk with special educational needs, or make vulnerable to delays in its development. A priori, we realize that as teachers seek training and what their involvement in teaching performance. In this study, we used the resources of qualitative research, aiming at developing an analytical framework in order to understand the practice and its influence on the teaching performance of teachers. Participated in this study the Department of Education teachers who work in Early Education. The motivation for seeking to overcome the challenges that encourages them to continue investing in their continuing education in order to reframe their teaching performance. We are subject to constant development, with potential for lifelong learning.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



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