Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24427
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FernandaDeJesusDaSilva_tcc.pdf4,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelagem hidrológica da bacia hidrográfica do rio Alagado (DF/GO) com a aplicação do modelo QSWAT
Autor(es): Silva, Fernanda de Jesus da
Orientador(es): Minoti, Ricardo Tezini
Assunto: Recursos hídricos
Bacias hidrográficas
Data de apresentação: 11-Jul-2019
Data de publicação: 21-Jul-2020
Referência: SILVA, Fernanda de Jesus da. Modelagem hidrológica da bacia hidrográfica do rio Alagado (DF/GO) com a aplicação do modelo QSWAT. 2019. xiii, 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A necessidade de comprenssão dos processos hidrológicos que ocorrem em bacias hidrográficas é uma tarefa premente, principalmente devido às mudanças que ocorrem ao longo do tempo causadas pelas atividades humanas. Essas mudanças, associadas a escassez de dados monitorados, dificultam o aprimoramento da gestão de recursos hídricos onde as decisões devem ser pautadas, cada vez mais, com base em informações de maior relevância relacionadas aos usos desses recursos. Como forma de auxílio nesse processo, torna-se necessário caracterizar os sistemas hídricos e unir as informações disponíveis, de maneira estruturada, subsidiando o processo de tomada de decisão. Para unir as informações sobre bacias hidrográficas e gerar respostas em termos das situações reais e de cenários futuros, amplia-se, ao redor do Planeta, ao longo dos últimos anos, a utilização dos modelos hidrológicos. Esses modelos visam representar de forma simplificada a realidade. Com enfoque de gerar informações a cerca da bacia hidrográfica do Rio Alagado (DF/GO), que é afluente ao reservatório de Corumbá IV em um segmento onde está sendo construído o futuro sistema de captação de água Corumbá IV, o presente estudo realizou a caracterização ambiental da bacia hidrográfica do rio Alagado e a simulação hidrológica da bacia, utilizando o modelo SWAT (Soil and Water Assessment Tool) com a interface QSWAT. As etapas metodológicas consistiram na construção da base de dados, caracterização física da bacia, simulação hidrológica, análise de sensibilidade, calibração da vazão a partir de dados disponíveis e, por fim, simulação hidrológica a partir de diferentes cenários de uso e ocupação do solo. Os resultados obtidos na análise de sensibilidade permitiram identificar os parâmetros mais sensíveis para a área de estudo, sendo estes relacionados com águas subterrâneas, escoamento superficial, fluxo de base e características do solo. A melhor calibração obtida neste estudo, realizada de junho de 2009 a novembro de 2011, resultou em um coeficiente de eficiência de Nash-Sutcliffe (NS) de 0,38, que segundo Moriasi et al., (2007) é insatisfatório. A baixa disponibilidade de dados, pode ter dificultado a calibração. Com relação aos cenários, pode-se observar as diferenças no comportamento das vazões para o cenário preservado e antropizado, em que estes apresentam comportamentos inversos nos períodos de pico e recessão de vazão, demosntrando a necessidade de controle nos usos do solo. De modo geral pode-se concluir que o uso do modelo SWAT, acoplado ao software livre QGIS, é viável, e que a ferramenta de modelagem permite a geração de informações para bacias com poucos dados, como é o caso da bacia estudada.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.