Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24423
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_WagnerAraujoFernandes_tcc.pdf2,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso de aplicativos de aprendizagem de línguas como alternativa de estudo por discentes de Letras - Língua e literatura japonesa
Autor(es): Fernandes, Wagner Araujo
Orientador(es): Sekino, Kyoko
Assunto: Língua japonesa
Língua japonesa - estudo e ensino
Aprendizagem
Tecnologia
Data de apresentação: 15-Jul-2019
Data de publicação: 21-Jul-2020
Referência: FERNANDES, Wagner Araujo. Uso de aplicativos de aprendizagem de línguas como alternativa de estudo por discentes de Letras - Língua e literatura japonesa. 2019. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente pesquisa busca observar a possibilidade de uso de aplicativos de língua como ferramenta alternativa de estudo através de uma análise quantitativa das condições econômicas e de inclusão digital dos discentes do curso de Letras - Língua e Literatura Japonesa da Universidade de Brasília. Foram investigados, portanto, os principais conceitos que abordam a aprendizagem móvel (mobile learning) e a aprendizagem de línguas mediada por dispositivos móveis (MobileAssisted Language Learning), buscando entender os fatores que permeiam sua aplicação e aceitação. Foram conduzidas duas pesquisas: um questionário sobre a situação socioeconômica e de hábitos de uso de tecnologias emergentes dos usuários que contou com cento e dezenove participantes presenciais e um segundo, conduzido online, que buscou avaliar a influência dos aplicativos no desempenho acadêmico de alunos mais avançados no fluxo do curso. Concluiu-se que existe uma predisposição ao uso de tecnologias e um cenário favorável para o uso de aplicativos de língua como ferramenta de estudo, uma vez que os alunos acreditam nos benefícios dos aplicativos e mostraram familiaridade com a modalidade.
Abstract: The present research aims to observe the possibility of using language-learning applications as an alternative study tool through a quantitative analysis of the economic conditions and digital inclusion of the students of the Letters - Japanese Language and Literature course at the University of Brasilia. Therefore, the main concepts about mobile learning and Mobile-Assisted Language Learning were investigated to understand the factors that permeate its application and acceptance. Two researches were conducted: a questionnaire about the socioeconomic situation and the usage habits of emerging technologies that counted with one hundred and nineteen participants and a second, conducted online, that sought to evaluate the influence of the applications on the academic performance of more advanced students of the course. It was concluded that there is a predisposition to the use of technologies and a favorable scenario for the use of language applications as a study tool, since students believe in the benefits of the applications and showed familiarity with the modality.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.