Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24422
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LuizaLopesRosendo_tcc.pdf1,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A rentabilidade das corretoras de títulos e valores mobiliários no Brasil : estudo no período de 2016 a 2018
Autor(es): Rosendo, Luiza Lopes
Orientador(es): Alves, Carlos André de Melo
Assunto: Mercado de valores mobiliários
Retorno sobre patrimônio líquido
Instituições financeiras
Data de apresentação: 21-Nov-2019
Data de publicação: 21-Jul-2020
Referência: ROSENDO, Luiza Lopes. A rentabilidade das corretoras de títulos e valores mobiliários no Brasil: estudo no período de 2016 a 2018. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo do trabalho foi investigar a rentabilidade das corretoras de títulos e valores mobiliários no período de junho de 2016 a junho de 2018. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. A amostra não probabilística foi composta por 56 Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários, constantes do relatório do IF.data publicado pelo Banco Central do Brasil, em datas-base de dezembro de 2016, dezembro de 2017 e dezembro de 2018. Os dados coletados foram obtidos na database de 31 de dezembro, considerando o último balancete de cada ano do período analisado. Para cada corretora e em cada ano, foram auferidas as rentabilidades a partir do cálculo do Retorno Sobre o Patrimônio Líquido. As análises consideraram a segmentação das corretoras da amostra em controle nacional e estrangeiro, se são integrantes ou não de conglomerado e segundo o porte individual ano a ano com base nos ativos totais. Empregaram-se as estatísticas descritiva e inferencial, com base nos seguintes testes: Teste de Shapiro-Wilk, Teste Kolmogorov-Smirnov, Teste U de Mann-Whitney, Anova de Friedman, Teste de Postos com sinal de Wilcoxon e Correlação de Spearman. No geral, houve diferenças significativas na rentabilidade da data-base de dezembro de 2016 e a rentabilidade da data-base de dezembro de 2017. Embora a estatística descritiva tenha apresentado indícios de diferenças quanto à rentabilidade de corretoras independentes e corretoras pertencentes a conglomerados, os resultados da estatística inferencial indicaram, em geral, que essas diferenças foram significativas apenas na data-base de dezembro de 2016. Adicionalmente, houve diferenças significativas entre as rentabilidades das corretoras com controle estrangeiro e com controle nacional apenas na data base de dezembro de 2017. Os resultados encontrados revelaram que não existe uma correlação entre o porte e a rentabilidade nas datas-base analisadas. O estudo é inédito e seus resultados podem ser reproduzidos para outras pesquisas na área, além de auxiliar os acadêmicos e outras partes interessadas, tais como tomadores de decisão nas instituições financeiras.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.