Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24417
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JulianaNoroDias_tcc.pdf705,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A maquiagem artística e as novas mídias : processos virtuais de ensino-aprendizagem da maquiagem no teatro
Autor(es): Dias, Juliana Nôro
Orientador(es): Santos, Luis Carlos Ribeiro dos
Assunto: Maquiagem artística
Artes cênicas - representação teatral
Artes cênicas - estudo e ensino
Ensino à distância
Teatro - educação
Tecnologia da informação e comunicação
Data de apresentação: 5-Jul-2018
Data de publicação: 21-Jul-2020
Referência: DIAS, Juliana Nôro. A maquiagem artística e as novas mídias: processos virtuais de ensino-aprendizagem da maquiagem no teatro. 2018. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Neste trabalho pretendo abordar a aprendizagem da maquiagem artística através das novas mídias, dissertando sobre como as ferramentas tecnológicas ajudam e servem como técnicas e métodos de ensino. Através da história da maquiagem, analiso como as tecnologias da cosmética modificaram a maneira que o ser humano enxerga a maquiagem e como a i nternet é essencial para a aceitação da maquiagem como manifestação artística. A i nternet transformou não só a indústria da cosmética, mas também a maneira de se ensinar maquiagem. Assim, destaco os conceitos de Educação a Distância e os papéis do aluno e do professor nessa modalidade de ensino, dialogando com os possíveis pontos positivos do processo de ensino-aprendizagem por meio das novas tecnologias e propondo suas possíveis aplicações em sala de aula através da minha própria experiência discente e profissional no ramo artístico e como educadora.
Abstract: In this paper I intend to approach the learning of artistic makeup through the new media, discussing how technologic tools help and serve as teaching techniques and methods. Through the history of makeup, I analyze how cosmetic technologies have modified the way human beings see makeup and how the internet is essential for the acceptance of makeup as an artistic manifestation. The internet transformed not only the cosmetics industry, but also the way we teach makeup. Therefore, I highlight the concepts of Distance Education and the roles of the student and the teacher in this learning modality, dialoguing with the possible positive points of the teaching-learning process through new technologies and proposing the possible applications in the classroom by my own experience as a student and a professional in the artistic field and as an educator.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.