Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2440
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_VivianeOrlandiRibeiro.pdf615,06 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMartins, Linair Moura Barros-
dc.contributor.authorRibeiro, Viviane Orlandi-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Viviane Orlandi. Família e escola: uma relação dialógica essencial para o processo da inclusão. 2011. 51 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo estudar a influência exercida pelas relações estabelecidas entre os pais e professores no processo de escolaridade das crianças com necessidades educacionais especiais. Para analisar os elementos da relação família - escola que favoreçam o desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais, refletiu-se e questionou-se como pais e professores interagem, com qual intuito mantém contato e como se deixam influenciar com a contribuição que o outro tem a dar. Estas reflexões possibilitam ressignificarmos o valor dos vínculos estabelecidos no processo de inclusão, os conceitos de aprendizagem, as metodologias adotadas e a valorização do aluno em seu potencial. Também pontua a contribuição que a família dá ao perceber potencialidades a se desenvolver nos alunos e ao informar como seus filhos são capazes de realizar atividades que subsidiam ações para aprendizagem e, assim, nós professores adequarmos as metodologias a partir de histórias de sucesso. Além disso, a escola pode ser uma rede de apoio com informações esclarecedoras das limitações conforme as deficiências e de utilizar estratégias para a aprendizagem. Com isso, possibilita aos pais a ressignificarem suas emoções frente o filho com necessidades educacionais especiais. A construção de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas a pais e professores de alunos com necessidades educacionais especiais e a análise de dados foi qualitativa. A fundamentação teórica baseia-se na perspectiva sócio-histórica de Vigotski. Conclui-se, por fim que muito temos que caminhar para que esta relação dialógica contribua para a escolarização dos alunos com necessidades educacionais especiais.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDesenvolvimento humanoen
dc.subject.keywordLar e escolaen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.titleFamília e escola : uma relação dialógica essencial para o processo da inclusãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-12T23:12:05Z-
dc.date.available2012-01-12T23:12:05Z-
dc.date.issued2012-01-12T23:12:05Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2440-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2440pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons