Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24409
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_HilarioJulioAmesDeLara_tcc.pdf542,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Logística reversa e resíduos sólidos : a destinação pós consumo em oficinas mecânicas do DF
Autor(es): Lara, Hilário Júlio Ames de
Orientador(es): Gomes, Vanessa Cabral
Assunto: Logística reversa
Oficina mecânica
Resíduos sólidos
Tripé da sustentabilidade
Data de apresentação: 5-Nov-2019
Data de publicação: 21-Jul-2020
Referência: LARA, Hilário Júlio Ames de. Logística reversa e resíduos sólidos: a destinação pós consumo em oficinas mecânicas do DF. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi examinar destino do descarte, bem como suas motivações, dos resíduos de pós consumo em oficinas mecânicas no SIA – DF. Para alcançar o objetivo, foram abordados no referencial teórico os temas de: logística reversa, que viabiliza o gerenciamento dos resíduos de pós venda e pós consumo por meio dos canais reversos; Triple Bottom Line, que avalia o impacto das práticas empresariais além do âmbito econômico, trazendo as escalas sociais e ambientais para análise ; legislação, que dispõe de princípios, objetivos, instrumentos e obrigações quanto ao gerenciamento desses resíduos; análise individual dos principais resíduos gerados pelas oficinas mecânicas, sendo eles: óleo lubrificante, pneus, baterias e peças de ferro e alumínio. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de multi casos, entrevistando 10 funcionários de oficinas mecânicas no SIA – DF. A pesquisa é de natureza exploratória e obteve dados qualitativos por meio de entrevistas guiadas por um questionário. Os dados referem-se à relação funcionário-empresa, ao perfil da empresa, à destinação final dos resíduos e às motivações que levam a empresa realizar tal descarte. Os resíduos, por possuírem características diferentes uns dos outros, são destinados individualmente por canais reversos distintos, como por exemplo empresas de coleta de óleo usado, devolução para fornecedores e coleta por catadores. As motivações ambientais e sociais foram as de menor incidência no discurso dos entrevistados, sendo a principal motivação do descarte a econômica. Cada vez mais a práticas sustentáveis estão presentes no meio empresarial e a destinação correta dos resíduos gera ganhos econômicos, ambientais, sociais e de imagem corporativa para a empresa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.