Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24408
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JoaoJulioDeOliveira_tcc.pdf1,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão de riscos no setor público : uma análise bibliométrica sobre publicações entre 2009 e 2018
Autor(es): Oliveira, João Júlio de
Orientador(es): Nunes, Rafael Rabelo
Assunto: Gestão de riscos
Setor público
Data de apresentação: 28-Nov-2019
Data de publicação: 21-Jul-2020
Referência: OLIVEIRA, João Júlio de. Gestão de riscos no setor público: uma análise bibliométrica sobre publicações entre 2009 e 2018. 2019. vi, 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente estudo consolida o trabalho de pesquisa construído para analisar com técnicas bibliométricas as publicações acadêmicas referentes a Gestão de Risco no setor público no período de dez anos (2009 a 2018), tanto no Brasil, quanto em outros países. Para tanto, o trabalho foi dividido em quatro etapas sequenciais: revisão da literatura relativa à riscos e gestão de riscos; apresentação das ferramentas utilizadas para a pesquisa; obtenção dos resultados da pesquisa; análise dos resultados e elaboração das conclusões. O processo de revisão da literatura ocorreu por meio de levantamento bibliográfico sobre Gestão de Riscos no Setor Público, observando as nuances que o tema poderia adquirir, como subáreas relacionadas a Saúde, Segurança Pública e outros. O método de pesquisa foi definido com o intuito de mapear a produção acadêmica concernente ao tema em determinado período de tempo. A partir da população elencada para o estudo, algumas observações se tornaram possíveis, como por exemplo: o maior número de publicações ocorreu no ano de 2015; apenas 21,87 % das publicações possuem apenas um autor, o restante conta com dois ou mais autores; e o continente com maior número de publicações foi o Europeu. Ao final, as conclusões e considerações finais sedimentam as observações estatísticas obtidas a partir da aplicação do método de pesquisa proposto. Nesse sentido, o trabalho forneceu um levantamento produzido acerca da produção acadêmica em referência ao tema. Torna-se possível, principalmente a futuros pesquisadores, observar tendências de naturezas de pesquisa ou mesmo escolas com maior número de publicações, corroborando novas proposições de pesquisa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.