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2018_ErikaKimieKoyama_tcc.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorDunaeva, Cristina Antonioevna-
dc.contributor.authorKoyama, Erika Kimie-
dc.identifier.citationKOYAMA, Erika Kimie. MAHKU: arte contemporanea indígena Huni Kuin. 2018. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.pt_BR
dc.description.abstractPor meio desta pesquisa pretendo esboçar um panorama da arte contemporânea indígena brasileira, a partir do modo complexo de como essas sociedades expressam o mundo. Para tanto, apresentarei alguns artistas e seus trabalhos mas o estudo se voltará, especialmente, às produções do coletivo de artistas indígenas MAHKU (Movimento dos Artistas Huni Kuin), criado em 2011 e que, desde então, dedica-se a elaborar trabalhos de artes visuais que operam com outras linguagens artísticas como a música, a dança e o filme. Os trabalhos são plásticos, mas também cerimoniais. Pouco se conhece sobre a produção artística contemporânea indígena brasileira. Se as práticas ditas tradicionais foram bastante pesquisadas por antropólogos e historiadores da arte, a produção artística contemporânea ainda caminha de forma lenta, com pouco reconhecimento e assimilação pelo sistema das artes. Este trabalho interessa-se para além das próprias práticas culturais e cosmológicas que as obras do MAHKU podem nos fornecer, principalmente pelo protagonismo intelectual dos indígenas que defendem seus direitos por meio de ações que afirmam sua etnia e transmitem uma luta de resistência dessas minorias.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArte contemporâneapt_BR
dc.subject.keywordArte brasileirapt_BR
dc.subject.keywordArte indígenapt_BR
dc.subject.keywordMovimento dos Artistas Huni Kuin (MAHKU)pt_BR
dc.subject.keywordÍndios Huni Kuinpt_BR
dc.titleMAHKU : arte contemporanea indígena Huni Kuinpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-21T12:32:55Z-
dc.date.available2020-07-21T12:32:55Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24402-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Through this research, I intend to outline a panorama of contemporary Brazilian indigenous art, based on the complex way in which these societies express the world. In order to do so, I will present some artists and their works, but the study will focus, in particular, on the productions of the collective of indigenous artists MAHKU (Huni Kuin Artists Movement), created in 2011 that since then, is dedicated to develop visual works that operate with other artistic languages like music, dance and film. The works are plastic, but also ceremonial. Little is known about contemporary Brazilian indigenous artistic production. If the so-called traditional practices were much researched by anthropologists and art historians, contemporary artistic production still walks slowly, with little recognition and assimilation by the art system. This work is of interest, beyond the cultural and cosmological practices that MAHKU's works can provide us with, mainly by the intellectual protagonism of the indigenous people who defend their rights through actions that affirm their ethnicity and transmit a resistance struggle of these minorities.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.24402pt_BR
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