Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24398
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnaCarolineAmaro_StefanySantosAquino_tcc.pdf4,61 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema modular de medição do movimento humano baseado em ROS e sensores inerciais
Autor(es): Amaro, Ana Caroline Alves
Aquino, Stefany Santos
Orientador(es): Baptista, Roberto de Souza
Assunto: Sensores inerciais
Movimento corporal
Unidades de medição inercial (IMU)
Data de apresentação: 15-Jul-2019
Data de publicação: 21-Jul-2020
Referência: AMARO, Ana Caroline Alves; AQUINO, Stefany Santos. Sistema modular de medição do movimento humano baseado em ROS e sensores inerciais. 2019. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de um sistema modular de medição do movimento humano baseado em ROS e sensores inerciais. O objetivo do projeto é projetar um protótipo de um sistema de medição dos ângulos da articulação do cotovelo utilizando duas IMUs, uma localizada no braço, próximo ao cotovelo e outra localizada no antebraço. O ROS facilita a interconexão entre as unidades de medição inercial possibilitando o acoplamento de múltiplas IMUs. O projeto final apresenta um sistema capaz de captar os ângulos da junta do braço através de dois MPU-6050 acoplados ao corpo que realizam a aquisição desses dados que são tratados e expostos como uma subtração das angulações do movimento de inclinação pitch e roll.
Abstract: The present work presents a proposal of a modular system of human movement measurement based on ROS and inertial sensors. The objective of the project is design a prototype of an elbow joint angle measurement system using two IMUs, one located in the arm, near the elbow and another located on the forearm. The ROS facilitates the interconnection between the inertial measurement units allowing the coupling of multiple IMUs. The final design features a system capable of capturing the arm joint angles through two MPU- 6050 coupled to the body that perform the acquisition of these data that are treated and exposed as a subtraction of the angles of pitch and roll tilt movement.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.