Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24383
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ValeriaDiasDeAraujoSales_tcc.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso dos sentidos na aprendizagem no ensino superior
Autor(es): Sales, Valéria Dias de Araújo
Orientador(es): Ponce de Leon, Casandra Genoveva Rosales Martins
Assunto: Ciências da saúde
Aprendizagem
Estudantes universitários
Sentidos e sensações
Data de apresentação: 28-Fev-2019
Data de publicação: 20-Jul-2020
Referência: SALES, Valéria Dias de Araújo. O uso dos sentidos na aprendizagem no ensino superior. 2019. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Objetivo: Identificar o uso dos sentidos na aprendizagem dos alunos nos cursos de graduação na área da saúde e quais as diferentes estratégias usadas .Este trabalho tem como objetivo identificar o uso dos sentidos no ensino e aprendizagem e destacar as diferentes metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem vivenciadas pelos discentes de cursos da área da saúde. Metodologia: Trata se de um estudo descritivo e transversal na Universidade de Brasília – Faculdade de Ceilândia, no segundo semestre de 2018, com os estudantes regularmente matriculados nos cursos da área da saúde. O instrumento on-line foi um sobre tecnologias educacionais, utilizados pelos estudantes no momento de aprendizagem. A análise dos dados foi por meio da estatística descritiva utilizando de porcentagem e frequências. Resultado: Os dados foram separados por sentidos com exceção do olfato. O sentido com maior destaque foi a visão, ou seja, a maioria dos recursos estão diretamente relacionados com a visão, dos 43 recursos pedagógicos destacados, 42 (98%) necessitam da visão, no entanto o seu uso com outros sentidos torna o ensino e aprendizagem mais significativo. Conclusão: O sentido da visão foi o mais citado, sendo necessário para praticamente todos os recursos apresentados, excluindo-se os áudios das aulas que não se faz necessário o uso da visão.
Abstract: Objective: To identify the use of the senses in the students' learning in undergraduate courses in the health area and the different strategies used. This work aims to identify the use of the senses in teaching and learning and to highlight the different methodologies and strategies of teaching and learning. learning experiences of the students of courses in the health area. Methodology: This is a descriptive and cross - sectional study at the University of Brasília - Faculdade de Ceilândia, in the second half of 2018, with students regularly enrolled in health courses. The online instrument was one about educational technologies, used by students at the time of learning. Data analysis was done using descriptive statistics using percentages and frequencies. Result: Data were separated by senses with the exception of smell. The most important point was the vision, that is, most of the resources are directly related to the vision. Of the 43 pedagogical resources highlighted, 42 (98%) need vision, however their use with other senses makes teaching and learning process. Conclusion: The sense of vision was the most cited, being necessary for practically all the presented resources, excluding the audios of the classes that do not need the use of the vision.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.