Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24377
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MariaDaGuiaCarolinaRodriguesRibeiro_tcc.pdf482,83 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Luis Carlos Ribeiro dos-
dc.contributor.authorRibeiro, Maria da Guia Carolina Rodrigues-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Maria da Guia Carolina Rodrigues. Interações híbridas entre a arte, a educação e a cultura: a aceitação do diverso. 2018. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa é o resultado de uma investigação sobre diálogos entre hibridismos culturais e hibridismos artísticos para impulsionar e colaborar com os professores de Teatro no trabalho cotidiano com Teatros híbridos em sala de aula. Para tanto, a investigação divide-se em dois segmentos para firmar um marco contextual e conceitual: um de estudo sobre hibridismos artísticos e outro sobre metodologias híbridas para aulas de Artes. Apresento uma discussão sobre hibridismo cultural sob o olhar do historiador inglês Peter Burke, em conjunto com os estudos de culturas híbridas do antropólogo argentino Nestor Garcia Canclini para, então, vincular-se às investigações sobre interdisciplinaridades artísticas do professor e diretor de Teatro Fernando Villar e da professora Ana Mae Barbosa, sobre interterritorialidades para a prática artisticamente interdisciplinar nas aulas. Ao afirmar a importância dos hibridismos artísticos dentro de uma metodologia processual artística e seus impactos como amplificação criativa para nossa base disciplinar do Teatro, a pesquisa é concluída com relatos de experiências interdisciplinares desta pesquisadora com o grupo PÉS de Teatro-dança (2011), da Universidade de Brasília, integrado por pessoas com e sem deficiência.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTeatropt_BR
dc.subject.keywordTeatro - ensinopt_BR
dc.subject.keywordTeatro - metodologias de ensinopt_BR
dc.subject.keywordDançapt_BR
dc.subject.keywordArtept_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordArtes cênicaspt_BR
dc.titleInterações híbridas entre a arte, a educação e a cultura : a aceitação do diversopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-20T14:53:11Z-
dc.date.available2020-07-20T14:53:11Z-
dc.date.submitted2018-12-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24377-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research is the result of a investigation about dialogues between cultural hybridism and artistic hybridism to boost and collaborate with Theater teachers in everyday work with Hybrid Theaters in the classroom. To do so, the investigation divides in two segments to fit a contextual and conceptual mark: a study about the artistic hybridism and about hybrid methodology for Art classes. I present a discussion about cultural hybridism uder the watchful eye of the English historian Peter Burke, along with the study of hybrid cultures of the Argentinian anthropologist Nestor Garcia Canclini, and to be linked with investigations about interdisciplinarities of the teacher and director of the Theater Fernado Villar and the teacher Ana Mae Barbosa, about interterritorialities for the artistically interdisciplinary practice in the class. In asserting the importance of artistic hybrids within an artistic process methodology and its impacts as a creative amplification for our Theater disciplinary base, the research is concluded with reports of interdisciplinary experiences of this researcher with the group PÉS of Theater-dance (2011), of the University of Brasília, composed of people with and without disabilities.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.