Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24357
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DanielMoreiraDiasBatista_tcc.pdf5,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo das cargas de sólidos suspensos provenientes da poluição difusa na lagoa de detenção do Guará II - DF
Autor(es): Batista, Daniel Moreira Dias
Orientador(es): Koide, Sérgio
Coorientador(es): Costa, Maria Elisa Leite
Assunto: Drenagem urbana
Água - qualidade
Sedimentos (Geologia)
Águas pluviais
Água - gestão ambiental
Poluição difusa
Data de apresentação: 10-Jul-2019
Data de publicação: 20-Jul-2020
Referência: BATISTA, Daniel Moreira Dias. Estudo das cargas de sólidos suspensos provenientes da poluição difusa na lagoa de detenção do Guará II - DF. 2019. xi, 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A urbanização quando realizada de maneira não planejada traz diversos problemas no âmbito urbano, rural e ambiental. Os sistemas de drenagem urbana das águas pluviais, se ausentes ou concebidos de forma inadequada, podem gerar diversos problemas quanto a aspectos ambientais e sanitários. Logo, necessita-se fazer o manejo das águas pluviais urbanas a fim de prevenir e minimizar os riscos associados à drenagem. A lagoa de detenção é uma forma de se minimizar e evitar os possíveis problemas relacionados às águas pluviais, onde se retém as águas por um período de tempo, diminuindo o pico de vazão afluente e cargas de sedimentos aos corpos receptores, evitando processos erosivos e inundações a jusante. O presente estudo busca analisar a lagoa de detenção do Guará II, Distrito Federal (DF), e sua influência na qualidade da água gerada pela sua área de contribuição (Cruzeiro Velho e Novo, Octogonal, SIA e Setor Policial Sul), especificamente as cargas de sedimentos. Para tal, foram instalados equipamentos nos locais de interesse como pluviográfos, linígrafos, réguas linimétricas e amostradores automáticos para levantar dados quantitativos e qualitativos por meio de análises laboratoriais das amostras coletadas na entrada e saída da lagoa de detenção. Com os dados obtidos do monitoramento qualiquantitativo, pôde-se gerar polutogramas dos 3 eventos estudados e as curvas-chave das análises de SST para entrada e saída da lagoa. Com o auxílio dos polutogramas pôde-se observar que a lagoa de detenção apresentou uma remoção de SST de 85,51% no primeiro, 99,80% no segundo e 99,93% no terceiro evento. A lagoa de detenção estudada se mostrou um dispositivo eficiente na remoção de sedimentos. Foram realizadas também simulações com os dados por meio do modelo computacional hidrológico PCSWMM. Fez-se a simulação e calibração de vazões com a rede de drenagem da área de contribuição a fim de comparar os resultados com os dados observados. Também foi realizada a simulação de SST com o modelo, mas os resultados não se ajustaram bem aos dados observados, necessitando de ajustes na calibração para uma representação melhor das cargas geradas pelo sistema.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.