Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24353
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_TonnyBarbosaPereira_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)684,73 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Guilherme Souza-
dc.contributor.authorPereira, Tonny Barbosa-
dc.identifier.citationPEREIRA, Tonny Barbosa. Teoria de resposta ao item para avaliação de desempenho na disciplina probabilidade e estatística da UnB. 2019. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsse estudo tem como objetivo analisar os escores dos alunos que cursam a disciplina de Probabilidade e Estatística na Universidade de Brasília no segundo semestre de 2018, bem como as características dos itens que compõem os testes realizados por esses alunos, de acordo com os métodos de Teoria de Resposta ao Item (TRI), que também é aplicado no ENEM e no vestibular da UnB. É introduzido um modelo de TRI, bem como suas características. Além disso, apresentamos formas de estimar os parâmetros dos itens e as habilidades dos alunos, por meio de um modelo de TRI. É feita uma análise descritiva dos dados e uma análise das estimativas. Verificamos se o modelo é apropriado e quais itens estão apresentando problemas na análise. Por fim é feita uma comparação entre diferentes métodos de estimação dos parâmetros.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTeoria da resposta ao itempt_BR
dc.subject.keywordProbabilidadespt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de resultadospt_BR
dc.subject.keywordEstatísticapt_BR
dc.titleTeoria de resposta ao item para avaliação de desempenho na disciplina probabilidade e estatística da UnBpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-20T13:45:25Z-
dc.date.available2020-07-20T13:45:25Z-
dc.date.submitted2019-07-01-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24353-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to analyze the scores of the students who study Probability and Statistics at the University of Brasília (UnB) in the second half of 2018, as well as the characteristics of the items that make up the tests performed by these students, according to the Item Response Theory (IRT), which is also applied in the ENEM (National High School Exam) and in the UnB’s admission test. A model of IRT is introduced as well as its characteristics. In addition, we present ways of estimating the parameters of the items and the students’ abilities, through a IRT model. A descriptive analysis of the data and an analysis of the estimates are made. We verify that the model is appropriate and which items are presenting problems in the analysis. Finally, a comparison is made between different methods of parameter estimation.pt_BR
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.