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Título: Estratégias de ensino da língua japonesa para alunos com deficiência visual
Autor(es): Silva, Thiago Aragão Desidério e
Orientador(es): Takano, Yuko
Assunto: Língua japonesa - estudo e ensino
Estratégias pedagógicas
Deficiência visual
Inclusão social
Educação inclusiva
Data de apresentação: 5-Jul-2019
Data de publicação: 20-Jul-2020
Referência: SILVA, Thiago Aragão Desidério e. Estratégias de ensino da língua japonesa para alunos com deficiência visual. 2019. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019
Resumo: Este trabalho busca trazer estratégias de ensino da língua japonesa para o aluno com deficiência visual, de modo a facilitar o ensino da mesma para o discente, respeitando a garantia do direito à educação de qualidade para os alunos portadores de deficiência, que está previsto em lei. Para isso, fizemos uso de uma experiência bem sucedida de um aluno de francês cego, relatado por Enjelvin(2009), e da comparação do mesmo com uma observação de 8 horas feita em sala de aula de língua japonesa, com duas alunas com deficiência visual, de turmas distintas, além de uma entrevista de uma estudante de língua japonesa com deficiência visual. Sendo assim, iremos propor aqui algumas estratégias que facilitem o ensino da língua japonesa para o estudante com deficiência visual, incluindo a adaptação de materiais que respeite a necessidade individual de aprendizado de cada aluno com deficiência visual. Iremos também propor a implementação, em um futuro próximo, de um material didático que une, no mesmo espaço, o braile com os caracteres visuais, aproveitando a ideia de Kousuke Takahashi.
Abstract: This research seeks to discuss strategies surrounding the teaching of the japanese language to the visually impaired. The goal is to facilitate the teaching of the Japanese language to the visually impaired student, making sure that he receives quality education, respecting what was estabilished by the law.To that end, we’ll use an well succeeded experience by a blind French student, reported by Enjelvin(2009), which we’ll compare to 8 hours of observation of a Japanese language class with 2 visually impaired students, from different classes, and to an interview with a visually impaired student that’s currently learning Japanese. Therefore, we’ll discuss some strategies which will make teaching the Japanese language to the visually impaired easier. That includes adapting teaching materials that makes sure to respect the individual learning needs of each visually impaired student. We’ll also discuss the possibility of implementing, in the near future, teaching material that makes use of both braille and the visual characters, on the same space, making use of the idea that Kouske Takahashi had.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2019.
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Aparece na Coleção:Letras - Japonês



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