Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24350
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PaulaTogoMazzei_tcc.pdf432,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel que a cultura e a interculturalidade exercem sobre o ensino da língua estrangeira, com enfoque na língua japonesa
Autor(es): Mazzei, Paula Tôgo
Orientador(es): Mukai, Yûki
Assunto: Língua estrangeira
Língua japonesa - estudo e ensino
Cultura japonesa
Interculturalidade
Aprendizagem
Docência
Data de apresentação: 27-Jun-2019
Data de publicação: 20-Jul-2020
Referência: MAZZEI, Paula Tôgo. O papel que a cultura e a interculturalidade exercem sobre o ensino da língua estrangeira, com enfoque na língua japonesa. 2019. vii, 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Neste trabalho, pretende-se discutir a respeito do papel que a cultura exerce sobre o ensino da língua estrangeira, em especial na língua japonesa. Para alcançar este objetivo se fará uso exclusivo da metodologia de pesquisa bibliográfica ao procurar em referências teóricas publicadas, analisando assim diferentes posições a respeito do assunto selecionado, para tornar possível a discussão a respeito da relevância do ensino da cultura no aprendizado de uma língua estrangeira (destaque no japonês) e de que maneira a interculturalidade auxilia, tanto alunos quanto professores da língua japonesa, a respeitar e valorizar a língua e cultura do outro de forma que possamos, apesar de sermos diferentes em vários aspectos, conviver e interagir em harmonia (KRAMSCH, 2017). Sob este ponto de vista, procura-se apresentar os aspectos culturais na aquisição da segunda língua como língua estrangeira, conceitos relevantes, menção/reflexão baseada na revisão bibliográfica que abordam sobre este assunto e questionar o papel do professor diante de questões culturais nas aulas de língua estrangeira. O resultado alcançado foi que o entrelaçamento entre a cultura e a língua do seu povo é essencial para o ensino do estudante de Letras de tal forma que pode servir, além de influenciar nas suas habilidades linguísticas, como uma grande motivação que permitirá o avanço profissional, tanto em termos de proficiência da língua-alvo quanto da carreira que pretende seguir, e também permitirá que vá além das limitações da comunicação e crie uma própria identidade cultural ao ser influenciado pelos valores, normas, crenças e comportamento da cultura da língua estudada.
Abstract: In this work, we intend to discuss the role that the culture plays in the teaching of the foreign language, especially in the Japanese language. In order to achieve this objective, we will make exclusive use of the methodology of bibliographical research when searching in published theoretical references, analyzing different positions regarding the selected subject, to make possible the discussion about the relevance of the teaching of culture in the learning of a foreign language (highlighted on Japanese) and how interculturality helps, both students and teachers of the Japanese language, to respect and value the language and culture of the other in a way we can live together and interact in harmony, despite being different in many ways. (KRAMSCH, 2017). From this point of view, we seek to present cultural aspects in the acquisition of the second language as a foreign language, relevant concepts, mention/reflection based on the bibliographical review that approaches about this subject and question the role of the teacher in the face of cultural issues in foreign language classes. The result achieved was that the intertwining of culture and the language of its people are essential for the teaching of the student of Letters in such a way that it can serve, besides influencing their linguistic abilities, as a great motivation that will allow the professional advance, both in terms of proficiency in the target-language and the career that it intends to pursue, and will also allow the student to go beyond the limitations of communication and create an own cultural identity by being influenced by the values, norms, beliefs and behavior of the language culture studied.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.